A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na sexta-feira, 14/01, cerca de 38m³ de madeira sendo transportados de forma ilegal, durante fiscalização no km 102 da BR-316, em Santa Maria do Pará (PA). A carga estava sendo transportada em um caminhão modelo Scania/R, cor vermelha.
Durante a abordagem, foi solicitado ao condutor do caminhão, que apresentasse a sua Carteira Nacional de Habilitação CNH e a documentação necessária para o transporte da carga em questão. Após a apresentação dos documentos, a equipe realizou a verificação do volume da madeira serrada embarcada.
Na ocasião, foram retiradas 02 (duas) amostras da carga a fim de verificar se a essência declarada estava de acordo com o declarado no documento apresentado pelo condutor.
Durante a análise das amostras, foi identificado a presença de madeira Copaíba, gênero não declarado na Guia Florestal. Diante das divergências constatadas pela equipe, a Guia Florestal foi considerada inválida e o motorista autuado, em tese, por transportar, adquirir, vender, madeira, lenha ou carvão sem licença válida.
O condutor assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. O veículo e a carga de 38.43 m³ de madeira serrada foram apreendidos pela PRF, para a adoção das medidas cabíveis pelos órgãos ambientais competentes.
Fonte: PRF