Após dois anos da retomada do Programa Mais Alimentos, o Programa alcançou mais de 580 mil operações, somando o investimento de R$ 23,9 bilhões.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o programa tem o objetivo de aumentar a produção de alimentos no Brasil, estimulando a indústria nacional, tornando o trabalho no campo menos pesado e facilitando o acesso às máquinas e implementos para a agricultura familiar, especialmente para as mulheres e jovens rurais.
O Programa oferece aos agricultores e agricultoras familiares linhas de crédito diferenciadas, assistência técnica com foco em práticas de produção sustentável de alimentos e uso adequado de máquinas e implementos. O Mais Alimentos também promove a articulação de parcerias com instituições públicas de desenvolvimento industrial e inovação, investimento em programas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e atração de investimentos externos para fortalecer o parque industrial brasileiro de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas e agroindustriais.
Avanços
Entre 2022 e 2024, houve um aumento de 11% no número de agricultores familiares com acesso a máquinas impulsionado pelo Programa Mais Alimentos. Atualmente, 43% das propriedades rurais contam com algum tipo de maquinário ou equipamento.
O secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Vanderley Ziger, ressalta que o Mais Alimentos é uma política estratégica para fortalecer a agricultura familiar e garantir que os alimentos cheguem à mesa das brasileiras e dos brasileiros com qualidade, sustentabilidade e dignidade para quem produz.
“O programa vai além do acesso ao crédito. Ele estimula a inovação, amplia a oferta de máquinas, sobretudo de pequeno porte, e fortalece a indústria nacional, especialmente as fábricas regionais. Com isso, geramos emprego, movimentamos a economia local e ampliamos a capacidade produtiva no campo de forma sustentável e inclusiva”, afirma.