Após uma estação marcada por intensas secas e muito calor em várias partes da Amazônia, a região vai entrando agora no período chuvoso. O volume de chuvas maior dessa época deve ajudar a recuperar o nível dos rios, abaixar as temperaturas e também deve trazer uma safra com uma rica variedade de frutas para as mesas dos paraenses.
Para te ajudar a ter uma alimentação mais diversa, nutritiva e com uma cara regional, o Pará Terra Boa selecionou alguns itens em alta nessa época.
Cupuaçu – O cheiro inconfundível dos cupuaçus toma conta de muitas feiras nessa época. De acordo com a Embrapa, o período entre dezembro e abril é quando ocorre a coleta dos frutos, que estão entre os mais utilizados na culinária local. Sorvetes, cremes, sucos, geleias, trufas e até o chamado cupulate são produzidos com a polpa e as amêndoas dessa iguaria amazônica. Além de saboroso, vale ressaltar que o cupuaçu é nutritivo, sendo rico em proteínas, carboidratos, fibras e outros elementos importantes para a alimentação.
Bacuri – De janeiro a abril também aumenta a oferta de bacuri, que também ganha destaque em preparações como sucos, sorvetes, geleias, além do consumo in natura. O sabor é mais suave que o cupuaçu, por exemplo, mas não menos marcante. Não à toa o bacuri se tornou também um grande atrativo da culinária local. No aspecto nutricional, a fruta auxilia na composição de uma alimentação saudável devido aos seus teores de fósforo, potássio, cálcio e vitamina C.
Pupunha – Não dá pra lembrar das tardes chuvosas do inverno amazônico e não sentir aquela vontade de tomar um café quentinho com pupunha, não é? Essa é a época ideal para aproveitar essa delicia que enche de cores variadas as feiras e mercados da região. E tem para todos os gostos! Maiores e menores, com caroço ou sem, oleosas ou não. A verdade é que paraense nenhum abre mão dessa fruta rica em fibras, vitaminas, ferro e outros nutrientes.
Castanha-do-Pará – Altamente valorizada no mercado, a castanha-do-Pará foi um dos primeiros frutos regionais a chamar a atenção de consumidores brasileiros e do exterior. Hoje, essa oleaginosa faz parte das dietas de muitas pessoas devido à sua ação antioxidante, de fortalecimento da imunidade, de combate ao colesterol, entre outros benefícios. Outra vantagem é sua versatilidade, que é explorada tanto em pratos doces como salgados. Aproveite para planejar novos usos para a castanha com a maior oferta do fruto que vai até meados de abril.
Piquiá – Menos popular que os demais, o piquiá também é uma fruta típica desse período, tendo uma safra que se estende em geral de dezembro a meados de abril. Assim como a pupunha, o piquiá precisa passar por um processo de cozimento, por isso costuma ser servido como acompanhamento de carnes vermelhas ou brancas. Mas também spode ervir de base para patês e até em produtos cosméticos.
A Amazônia tem uma biodiversidade enorme com muitos sabores a serem apreciados e descobertos, Além das frutas listadas, o inverno amazônico é uma época em que aumenta a oferta de uxi, pitanga, muruci, carambola, taperebá e outras.