A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará anunciou que deu início à execução do Projeto-Piloto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) nos municípios de São Félix do Xingu e Novo Repartimento. O objetivo é beneficiar produtores rurais que tenham interesse em restaurar suas áreas.
O projeto faz parte do programa Territórios Sustentáveis (TS), uma das principais estratégias do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) do Governo do Estado do Pará .
“Estamos chamando esse projeto de piloto, porque ele vai dar toda a base, para que, em 2025, tenhamos um programa estadual de pagamento por serviços ambientais, robusto e construído de forma coletiva com base nas realidades locais”, afirmou explicou Diana Castro, assessora da Secretaria Adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima (SAGRH).
A ação de encontro e escuta aos produtores rurais foi finalizada na quinta feira, 6, no município de Novo Repartimento, após passar por São Félix do Xingu, no dia 4. A Semas estabeleceu que a meta é que as famílias já tenham acesso aos benefícios e consigam conduzir a recuperação de suas áreas até setembro deste ano.
Na primeira etapa do projeto-piloto, estão sendo trabalhados imóveis rurais individuais, nos dois municípios, onde o foco é a escuta dos produtores, saber se os valores e insumos pensados estão de acordo com a realidade desses municípios.
Além dos produtores rurais, também estão sendo ouvidos o poder público local e as entidades técnicas privadas e públicas, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
“Nesse momento, estamos trabalhando com foco na restauração ecológica, contudo testaremos medotologias para a recuperação produtiva de áreas, através da implantação de sistemas agroflorestais que possibilita uma renda melhor para o produtor”, explicou Diana Castro.
Fonte: Semas