Por Fabrício Queiroz
Belém ganhou nesta sexta-feira, 29, a primeira unidade da Escola Nacional de Turismo de todo o País. A iniciativa é do Ministério do Turismo e tem foco na qualificação da mão de obra para o setor, que é um dos mais aquecidos em virtude da realização em 2025 da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) no Pará.
A instituição vai oferecer cursos presenciais nos municípios de Belém, Santarém, Vigia e Bragança, além de cursos online disponíveis para a população de todo o estado. Em seu primeiro ciclo serão 4,7 mil vagas em cursos em áreas como “Gestão de Negócios para o Turismo”, “Educação Ambiental e Sustentabilidade”, “Inglês” e “Espanhol”.
A próxima unidade da Escola Nacional de Turismo deve ser inaugurada ano que vem no Rio de Janeiro, que é um dos principais destinos turísticos do Brasil. De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, a escolha da capital paraense para iniciar o projeto se deve a demanda por serviços qualificados que a cidade está recebendo com a COP30. No entanto, ele diz que a iniciativa terá continuidade e vai contribuir para que o estado possa explorar melhor suas potencialidades turísticas e fortalecer o seu desenvolvimento econômico.
“No pós-COP, a escola vai continuar funcionando, preparando os trabalhadores e profissionais desse setor para que possam continuar atuando”, disse o ministro destacando que a abertura de outras 2 mil vagas já está acordada com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA).
Durante a cerimônia de inauguração, o governador do Pará, Helder Barbalho celebrou o projeto que se soma às ações do programa Capacita COP30, que tem a meta de certificar 22 mil pessoas até a conferência. Para ele, esses esforços demonstram que o Pará está empenhado em encontrar soluções para os desafios relacionados à quantidade de leitos e à qualidade dos serviços e da hospitalidade do público que virá para o evento.
“Eu aposto fortemente que, dentre as oportunidades, o legado do turismo deve ser o ponto central para que nós possamos gerar emprego, gerar renda e fortalecer a nossa economia”, ressaltou.
Como participar dos cursos da Escola de Turismo
As inscrições para as formações estão abertas até 3 de dezembro no site do IFPA. No total, são 10 diferentes cursos de curta duração ofertados pela Escola Nacional de Turismo no Pará. São eles: “Gestão de negócios para o turismo”; “Hospedagem domiciliar”; “Condutor de atrativos turísticos”; “Qualidade no atendimento aos turistas nas ilhas”; “Organizador de eventos”; “Camareira”; “Educação ambiental e sustentabilidade para o turismo”; “Elaborador de roteiros regionais”; “Inglês” e “Espanhol”.
Para realizar a inscrição, é necessário ter mais de 18 anos e possuir, no mínimo, o ensino fundamental completo. As oportunidades também estão abertas para quem já atua em empresas e serviços da área, como taxistas, motoristas de aplicativos, atendentes de restaurantes, recepcionistas de hotel, entre outros.
Todo o curso e o material didático correspondente são oferecidos gratuitamente aos participantes, que podem optar por acompanhar as aulas nos campi de Belém, Bragança, Santarém ou Vigia. Para conferir as oportunidades, clique aqui.