Bernie Sanders, senador norte-americano conhecido por suas posições progressistas, confirmou presença na COP30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025. O convite foi feito pelo deputado Túlio Gadelha durante visita de uma comitiva brasileira a Washington. O parlamentar norte-americano deve participar dos debates sobre clima e democracia no evento.
“É uma pessoa que tem uma projeção muito importante para o Brasil e o mundo. A gente fez um convite a ele para participar da COP 30 no Brasil, evento climático muito importante para definir metas e reduzir gases de efeito estufa. E olha, a gente teve uma boa notícia. Vamos contar com a presença do senador e de outros deputados do campo progressista no Brasil”, disse o deputado em suas redes sociais.
A comitiva formada por Gadelha, Dandara Tonantzin (PT-MG), Célia Xakriabá (PSOL-MG) e Arlindo Chinaglia (PT-SP) participou de reuniões nos Estados Unidos para tratar de temas relacionados ao clima e à proteção da democracia.
Em 2016, Sanders foi candidato nas primárias pelo Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, mas perdeu para Hillary Clinton, que foi derrotada por Donald Trump na eleição presidencial.