Os preparativos para Belém receber a COP30, em 2025, seguem a todo vapor tanto na capital paraense quanto em Baku, no Azerbaijão, onde ocorre a COP29. Mesmo separadas por cerca de 12 mil km, a conexão entre as duas sedes é intensa nesse momento em que muitos paraenses acompanham in loco a Conferência do Clima da ONU já de olho nas soluções e experiências adotadas lá e que podem ser adotadas no evento daqui.
Representantes do poder público, organizações do setor produtivo e do terceiro setor compõem uma grande comitiva paraense no evento. O time do Governo do Pará, por exemplo, é composto por cinco secretários – Raul Protázio (Semas), Puyr Tembé (SEPI), Vera Oliveira (Secom), Adler Silveira (Seinfra) e Victor Dias (Sectet) – e dois secretários adjuntos – Renata Nobre e Rodolpho Bastos (Semas) -, além do governador, Helder Barbalho, e da vice, Hana Ghassan.
“Em Baku, vamos poder ter reuniões técnicas com a ONU, com o país anfitrião e muito aprendizado para a gente fazer um grande evento na nossa capital”, declarou Hana Ghassan, que coordena o comitê estadual da COP.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Sebrae do Pará também participa da COP com o olhar voltado para as estratégias de fortalecimento das micro e pequenas empresas. De acordo com a entidade, foram identificados quatro eixos com grande potencial para novos negócios alinhados com as pautas do evento: “Mobilidade Urbana”, “Alimentos e Bebidas”, “Economia Criativa” e “Hospitalidade”.
Além disso, o Sebrae deve apresentar o projeto Sustenta e Inova, que apoia o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras nas regiões da Transamazônica, do Marajó e Belém-Brasília. A ideia é demonstrar o impacto que a iniciativa tem em aspetos como a conservação da biodiversidade, a redução do desmatamento e a recuperação da paisagem degradada.
“Será uma oportunidade para mostrar como iniciativas locais podem ter um impacto global, reforçando a importância do apoio aos pequenos negócios e da inovação como motores para um futuro mais sustentável”, ressaltou o diretor-superintendente Rubens Magno, que destacou ainda que as similaridades das soluções adotadas nas duas cidades em questões de infraestrutura e território
Recém-eleito prefeito de Belém, Igor Normando também está em Baku. A prefeitura tem uma série de projetos e obras relacionados à realização da COP30, como a revitalização do Mercado do Ver-o-Peso e a implantação do sistema BRS (Bus Rapid Service) na Av. Júlio César, que fica na região onde ficará a “Cidade da COP”.
“Um momento importante para que nós que vamos sediar a COP30 no ano que vem, que a gente possa não só aprender com aqueles que estão organizando o evento, como também trazer as discussões sobre mudanças climáticas e meio ambiente, tão importantes não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro”, disse Normando em vídeo publicado nas redes sociais.