A cúpula preparatória da 30ª Conferência do Clima, a chamada pré-COP30, não será realizada em Belém. O evento, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, foi transferido para Brasília, por causa da coincidência de datas com o Círio de Nazaré, a maior festa religiosa do Pará e uma das mais tradicionais do Brasil, marcada para 12 de outubro.
De acordo com a organização do evento, o grande número de visitantes esperado para o Círio — mais de 2 milhões de pessoas em 2024 — tornaria inviável realizar, ao mesmo tempo, uma reunião internacional com diplomatas e ministros de vários países.
Apesar de ser um evento bem menor do que a cúpula climática global, apenas com a presença dos negociadores, a pré-COP ganhou importância este ano uma vez que os países terão que tomar decisões difíceis sobre suas Contribuição Nacionalmente Determinas (NDCs, na sigla em inglês) e sobre o financiamento para combater as mudanças climáticas, em meio a um cenário geopolítico complicado após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos.
Mesmo com todos os desafios, Belém segue como sede oficial da COP30, em novembro. A realização da pré-COP em Brasília, segundo os organizadores, é uma solução pontual e prática diante da coincidência com o Círio. A pré-COP é um evento menor e mais técnico, sem a presença de chefes de Estado e com pouca participação da sociedade civil e do setor privado.