A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza nesta quarta-feira, 23, uma cúpula virtual com um grupo de chefes de Estado e de Governo para discutir o fortalecimento dos esforços globais para fortalecer a ação climática, segundo a AFP. A iniciativa foi idealizada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pretende mobilizar os países para os debates previstos para a COP30, que ocorre em novembro, em Belém.
Em comunicado à imprensa, o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric disse que a cúpula contará com “um grupo pequeno, mas representativo” de líderes que se reunirão para discutir o fortalecimento dos esforços globais para enfrentar a crise climática e acelerar uma transição energética justa.
O porta-voz destacou ainda que é importante que os líderes possam trocar opiniões “livremente” e manter um “debate franco” a portas fechadas sobre os temas em pauta na agenda da conferência do clima. A entidade não especificou quantos nem quais países participarão da reunião.
A cúpula virtual faz parte da parceria entre o Brasil e a ONU, lançada em setembro do ano passado, e tem o objetivo de apoiar a elaboração de metas ambiciosas e discutir maneiras de fortalecer o multilateralismo para o combate às mudanças climáticas.
Neste ano, os países signatários do Acordo de Paris deveriam ter apresentado até fevereiro as novas metas para redução das emissões de gases de efeito estufa, mas muitos ainda não o fizeram. A ideia do acordo é conter o aquecimento do planeta, idealmente, em 1,5°C e bem abaixo de 2°C em comparação à era industrial. Porém, os dados revelam que em 2024, essa marca foi ultrapassada pela primeira vez.