O Governo do Pará assinou na terça-feira, 9, a ordem de serviço para a reforma de 11 escolas que servirão de alojamento para a Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30). A expectativa é que o projeto garanta a hospedagem de cerca de 5 mil pessoas em escolas com o padrão hostel durane o evento que acontece em novembro de 2025. As informações são da Agência Pará.
O investimento previsto é de R$ 68 milhões para a reforma das 11 instituições, além de quatro que já estão em reforma e outras duas que ainda estão em processo de licitação. No total, serão realizadas obras em 17 escolas até a COP30, que ocorre em novembro de 2025.
“Esta é uma decisão estratégica de valorizar a educação, de reconstruir escolas e, a partir disso, garantir a solução de hospedagem para uma parte daqueles que estarão nos visitando durante a COP 30”, destacou o governador do Pará, Helder Barbalho, para a Ag.
As unidades atendidas receberão melhorias em banheiros e em espaços onde serão instalados beliches para a hospedagem dos visitantes. Além de atender a demanda por leitos na capital, as reformas vão contribuir para o desenvolvimento do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
“Nós temos uma meta de reestruturação das escolas. E como elas faziam parte do ‘polígono da COP’, resolvemos aproveitar a reforma que já seria feita pela Secretaria de Educação e adaptá-las, no momento seguinte, para que se tornem também um meio de hospedagem, porque na COP vamos receber mais ou menos 50 mil visitantes, que vão desde presidentes dos mais de 140 países esperados até a sociedade civil, que muitas vezes quer participar. Temos de pensar em todos os tipos de público”, ressaltou a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual para a COP30, Hana Ghassan.
Conferência Infanto Juvenil
Para avaliar a adequação das novas estruturas e estimular o engajamento das comunidades escolares no debate sobre as mudanças do clima, o governo prepara o evento “Reflorestando Mentes – Conferência Infanto Juvenil sobre Educação no Contexto das Mudanças Climáticas”, previsto para ocorrer como evento teste no período de 17 a 21 de março de 2025.
A conferência deve reunir estudantes de todo o Brasil e dos 144 municípios paraenses, além de representantes de 50 países. Os participantes serão alojados em quatro das escolas reformadas.
A ideia do encontro é fomentar o pensamento e a prática sustentável entre os estudantes por meio do desenvolvimento de ações educativas e de processos participativos que contribuam com a qualidade ambiental do planeta.