O empresário Dan Ioschpe foi escolhido pelo governo brasileiro como Campeão de Alto Nível do Clima da COP30, conferência do clima que o Brasil sediará em Belém, em novembro. A função desempenha um papel importante na promoção e aceleração da ação climática global. Especificamente no contexto da COP30, ela se torna ainda mais relevante devido ao foco na Amazônia e na necessidade de soluções inovadoras para os desafios climáticos.
“Assim como demonstrou no G20 durante a presidência brasileira, Ioschpe poderá agora contribuir de forma extraordinária para conjugar as prioridades brasileiras para a COP30 e a ação do setor privado”, afirmou o presidente-designado da COP30, embaixador André Corrêa do Lago.
O Campeão de Alto Nível do Clima funciona como um “ponte” entre diferentes grupos (empresas, governos, sociedade civil) para acelerar a ação contra as mudanças climáticas. Ele tem as seguintes funções principais:
Incentivar a ação
- Ele motiva empresas, cidades e outros a fazerem mais para combater o aquecimento global.
- Ele busca soluções inovadoras e ajuda a implementá-las.
Conectar pessoas:
- Ele junta diferentes grupos para trabalharem juntos em projetos climáticos.
- Ele facilita conversas e troca de ideias entre eles, como conectar iniciativas voluntárias de atores econômicos aos esforços dos governos nacionais, apoiando o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris.
Em eventos como as COPs, ele trabalha para garantir que os resultados sejam ambiciosos e ajudem a resolver os problemas climáticos. No caso da COP30, ele terá um importante papel em articular e mediar as discussões que envolvem não só o governo e empresas, mas também os povos originários, ribeirinhos e demais populações que habitam a floresta amazônica.
Quem é?
Ioschpe é presidente do conselho de administração da Iochpe-Maxion e integrante dos conselhos de administração da WEG, da Marcopolo e da Embraer. Um dos vice-presidentes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o empresário liderou o Business 20 (B20) durante a presidência brasileira do G20, em 2024.
“Espero poder apoiar a presidência da COP30 no avanço da ação climática, incluindo a transição energética, fundamental para o desenvolvimento socioeconômico ao redor do mundo e ainda mais importante para o Brasil, dado o seu potencial para a aceleração desta agenda. Sempre integrando o maior número possível de agentes da sociedade, capturando as diferentes iniciativas e oportunidades”, disse Ioschpe.
A função de Campeão de Alto Nível do Clima foi estabelecida na COP21, em 2015, com objetivo de incentivar ações climáticas ambiciosas de cidades, regiões, empresas, investidores e outros atores da sociedade civil.
“Dou as calorosas boas-vindas a Dan Ioschpe como Campeão de Alto Nível do Clima para a COP30. Sua experiência no setor empresarial será fundamental para impulsionar a transformação necessária para manter o limite de 1,5°C de aquecimento global ao nosso alcance. À medida que aceleramos a ação climática, sua capacidade de unir os principais atores será crucial para fortalecer os esforços voluntários do setor privado e ampliar as soluções. Estou ansioso para trabalhar com ele na implementação do Acordo de Paris e para alcançar progressos significativos rumo à COP30”, disse Simon Stiell, Secretário-Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).
A agenda de ação é um dos quatro pilares da Presidência da COP30, junto à cúpula de chefes de Estado, negociação e mobilização. Na primeira década do Acordo de Paris, foram criadas mais de 475 iniciativas da agenda de ação, com engajamento de mais de 40 mil negócios, investidores, organizações, cidades e estados, entre outros.
Além do Campeão de Alto Nível do Clima, haverá ainda um Campeão Climático da Juventude. Após chamamento público, a Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou lista com 24 candidatos habilitados. Os jovens pré-selecionados estão em avaliação pela Presidência da COP30.
LEIA MAIS:
Brasil deve se afastar dos combustíveis fósseis, diz presidente da COP30
Países apoiam ideia de mutirão global pelo clima, diz presidente da COP30
Primeira quadra do Parque Linear da Nova Doca é liberada para o trânsito
Novas empresas se preparam para COP30 com inovação e sustentabilidade