Dia 12 de janeiro é dia de celebrar Belém e seus 408 anos de história. Uma das homenagens ficará a cargo de Fafá de Belém e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), que juntas apresentam o concerto “A Sinfonia dos Dois Mundos”.
Escrita por Dom Helder Câmara e musicada pelo padre suíço Pierre Kaelin, na década de 1960, o espetáculo tem entrada gratuita e a distribuição de ingressos será na bilheteria do Theatro da Paz, no dia 12, a partir das 9h. O concerto será transmitido pelo canal do YouTube da Secult e poderá ser visto também em um telão que será instalado em frente ao Theatro da Paz.
“A Sinfonia dos Dois Mundos é uma síntese do pensamento de Dom Helder Câmara e de sua luta pela construção de um mundo mais justo, no qual fosse implantada uma cultura de paz. Uma sinfonia é uma obra de arte que tem movimento: música dentro de música. No caso desta, há seis movimentos que dialogam e, para cada um, dom Helder fez as letras a partir dos discursos que ele já vinha produzindo ao longo dos anos.”, escreveu Fafá, em suas redes sociais.
De acordo com a cantora, a “sinfonia é para todos, simples e tocante como Dom Helder era”. “É uma reflexão cheia de esperança e possibilidades de renovação através do amor e da fraternidade”.
>O espetáculo integra a programação do Preamar Cabano, com patrocínio da Equatorial Pará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do Pará e da Secult.
Fafá estará acompanhada do tenor paraense Atalla Ayan, com direção e regência é do maestro Miguel Campos Neto. Também participam Diogo Almeida, o Coro do Conservatório Carlos Gomes, regido por Maria Antonia Jiménez; e o Coro Infanto-Juvenil Itacy Silva, com regência de Eduardo Nascimento.