Por causa da pandemia da covid-19, o Carnaval aqui em Belém não terá programação de festas públicas. Esta decisão foi divulgada ainda em dezembro e foi mantida pela Prefeitura. Mas, mesmo assim, a administração pública municipal divulgou que terá ponto facultativo.
As festas particulares, caso ocorram, terão de seguir os critérios sanitários de prevenção contra o coronavírus, como o uso de máscara, apresentação do cartão de vacinação e distanciamento social respeitado.
Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), todos os cuidados precisam ser adotados. “Presenças de novas cepas e, especialmente, o anúncio da Ômicron, nos fizeram decidir dar um passo atrás”, afirmou o administrador de Belém.
O cancelamento do Carnaval foi confirmado nesta terça-feira, 22/02, depois de uma reunião com os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e entidades envolvidas no evento. Os pontos facultativos serão para as datas: 28 de fevereiro; 1º de março, Carnaval; e 2 de março, Quarta-feira de Cinzas, ponto facultativo até 12h;
Festas particulares
Não haverá desfiles das escolas de samba, dos blocos de rua e outras manifestações culturais, principalmente na área central da capital paraense, assim como, nos distritos.
De acordo com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup), ocorrerá uma intensa fiscalização em Belém e no interior do Estado.
“Estão permitidos somente eventos em locais fechados e privados, desde que seja exigido por parte do seu organizador, o comprovando do cumprimento do esquema vacinal completo. Assim como a utilização obrigatória de máscaras e protocolos de Saúde contra a Covid-19”, informou a Segup.
Quem não cumprir o decreto estadual, estará sujeito à multa de até R$ 50 mil, para pessoas jurídicas. Este valor poderá ser duplicado se houver reincidência. A multa para pessoa física será de R$ 150,00, informou a direção da Secretaria de Segurança Pública.
Em Breu Branco
O promotor de Justiça titular da 3ª PJ, do Ministério Público do Pará, Francisco Charles Pacheco Teixeira, fez a recomendação para que no município não ocorram festas públicas de Carnaval em Breu Branco, conforme informou o Ministério Público do Pará (MPPA), na segunda-feira, 21/02.
Os policiais civis e militares de Breu Branco vão dar toda a ajuda para as autoridades sanitárias no decorrer da fiscalização e para que todas as medidas sejam cumpridas, segundo os termos do Decreto Estadual do Pará n. 244/2021.
O Ministério Público do Pará se baseou nos últimos boletins epidemiológicos emitidos pela administração municipal de Breu Branco, que provou que houve um aumento no número de casos de pessoas infectadas pela covid-19. O objetivo maior é que não ocorra uma propagação intensa do coronavírus durante o período carnavalesco.
Covid-19 no Pará
Conforme o boletim atualizado sobre a covid-19 da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), na segunda-feira, 21/02, estes são os números atualizados:
- Casos confirmados: 707.013
- Descartados: 156.303
- Em análise: 32
- Recuperados: 663.774
- Óbitos: 17.699
Fontes: Ministério Público do Pará e Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa)