O Pará é cheio de encantos e em cada cantinho é possível encontrar novas atrações, pontos turísticos, manifestações culturais, badalação ou experiências únicas de contato com a natureza. O período das celebrações de Natal e Ano Novo pode ser uma boa oportunidade para conhecer mais o nosso estado. Confira alguns destinos que o Pará Terra Boa selecionou para você curtir essa época.
Algodoal
Localizada a cerca de 160 km da capital, a ilha de Maiandeua, mais conhecida como Algodoal, é uma Área de Proteção Ambiental (APA) que se tornou opção de lazer para muitas pessoas que gostam de paisagens mais rústicas e em maior contato com a natureza. No local, os turistas podem desfrutar das praias de água salgada, festas animadas ao som de carimbó e reggae, além de apreciar a simplicidade das pousadas, bares e restaurantes construídos em madeira, bambu, barro e outros recursos naturais.
Bragança
Uma alternativa que mescla bem as belezas naturais com a riqueza cultural é Bragança, no nordeste paraense. A cidade reúne praias agitadas, como Ajuruteua; e outras mais tranquilas, como é o caso de Boiçunga ou a ilha da Canela, onde o turismo ecológico é um ponto forte. Além disso, a chamada Pérola do Caeté recebe tradicionalmente até 26 de dezembro a festividade de São Benedito. O santo preto é homenageado em eventos marcados pela fé, a dança, o colorido e a alegria dos marujos e marujas.
Cotijuba
Parte da Belém insular, a ilha de Cotijuba faz parte de muitos roteiros de quem busca paz e tranquilidade. Isso porque a baixa cobertura dos serviços de telefonia e internet garante momentos de desconexão. Além disso, o transporte é feito somente com bondinho, charrete e motos, que preservam parte do ar bucólico do local. A paisagem e a boa alimentação também encantam os turistas, que podem voltar à metrópole com energias renovadas.
Salinópolis
Para quem não abre mão dos eventos, shows e pirotecnia típicos da virada do ano, o principal destino certamente é o município de Salinópolis. As praias do Atalaia e do Farol Velho e as noites na orla do Maçarico sempre atraíram muitos visitantes no período de veraneio, porém nos últimos anos a cidade se tornou também palco de grandes shows e uma intensa programação com nomes nacionais. Outro atrativo da cidade são os diversos resorts, com hospedagem de alto padrão e parques aquáticos que chamam a atenção de famílias com crianças.
Salvaterra
O Arquipélago do Marajó também é bastante visitado nessa época do ano, tendo como a principal porta de entrada o município de Salvaterra. Por lá, a Praia Grande é uma das mais frequentadas por estar bem no centro da cidade. Mas um pouco mais distante é possível aproveitar atrações como a praia de Joanes, onde há uma vila e ruinas de construções jesuítas, e Água Boa, onde os passeios contemplam o igarapé de mesmo nome e as barracas que servem delicias regionais. A visita a Salvaterra também permite fácil acesso a outros destinos, como o município de Soure, conhecida pelo policiamento montado em búfalos.