Os festejos juninos estão entre as celebrações mais amadas pelos paraenses. Apresentações de quadrilhas, bois, pássaros, cortejos e, claro, muita comida típica marcam as festas que envolvem públicos de todas as idades. Até o final do mês, uma série de programações ocorre no estado convocando a população a celebrar a cultura popular.
A programação é repleta de atrações e tradições pelos quatro cantos do estado, mas com o verão amazônico e com os riscos constantes de queimadas e outros acidentes, vale lembrar que é preciso brincar com cautela e segurança, evitando soltar balões e cuidado ao manusear fogos de artificio ou montar fogueira.
O colorido e a alegria típicos das festas juninas devem ficar por conta das manifestações populares. E nesse quesito, o Pará tem muito para mostrar e encantar. Confira algumas dicas para curtir esse período até o último minuto.
37º Festejo Junino de Marabá
No sudeste do estado, uma das maiores programações ocorre até 30 de junho, com o 37º Festejo Junino de Marabá. São cerca de 40 agremiações adultas e mirins participantes, incluindo grupos de boi-bumbá, companhias de dança, bandas e até um grupo junino indígena.
As apresentações ocorrem na Arena Junina, localizada na Praça do Pescador, bairro Marabá Pioneira. Confira a programação completa aqui.
Arraial de Marituba
Outro destaque vai para as celebrações no município de Marituba, na região metropolitana de Belém, que seguem até o domingo, 30, na Praça Matriz.
Com o tema “Um amor de São João”, o arraial da cidade promete empolgar o público com apresentações musicais e concurso de quadrilhas juninas. Entre as atrações estão as bandas Forró Tropykália, o cantor Eric Land e as aparelhagens Crocodilo e Super Pop.
Programação em Belém
Uma coisa que não pode faltar em uma festa junina é uma boa quadrilha. Na capital paraense, o tradicional concurso do Arrraial de Todos os Santos, realizado no Centur, traz uma mostra da importância dessa manifestação para os paraenses com apresentações de grupos de todo o estado. A expectativa é grande para o anúncio das escolas campeãs, marcado para o próximo domingo, 30.
Em Belém, uma das principais atrações são os arrastões juninos do Arraial do Pavulagem. A cada domingo, as ruas da cidade se enfeitam com o colorido das fitas nos chapéus dos participantes que seguem o cortejo do boi e depois acompanham o show da banda, realizado na Praça Waldemar Henrique.
O público pode acompanhar ainda dois cortejos do Pavulagem neste domingo, 30, e n dia 7 de julho. A concentração ocorre a partir de 9h, na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz.
Também em Belém, na Estação das Docas preparou uma programação completa com apresentações de grupos folclóricos, cortejos de boi, pássaros juninos, shows de forró e quadrilhas. Para quem não abre mão dos festejos e busca um local tranquilo principalmente para famílias com crianças pequenas, a boa notícia é que ainda tem quatro dias de apresentações, da quinta-feira, 27, até o domingo, 30, nos armazéns 1 e 2, com entrada gratuita.
Agora é só escolher onde pular a fogueira e se divertir!