Belém recebe a partir de sexta-feira, 1º, mais uma edição do Amazônia Mapping. Unindo artes visuais, música, cultura popular e tecnologia, o festival põe em destaque a arte contemporânea produzida em diferentes partes da região. A programação é gratuita e ocorre até o sábado, 2, no Museu do Estado do Pará (MEP), no bairro da Cidade Velha.
Uma das características do evento é a projeção em vídeomapping na fachada do MEP, que permite a expressão da criatividade dos artistas convidados. Ao longo de 11 anos, obras de mais de 200 artistas foram exibidas e atraíram a atenção de mais de 50 mil pessoas. Para Roberta Carvalho, artista visual e idealizadora do festival, essa proposta contribuiu para fortalecer a representação da Amazônia para além dos clichês e estereótipos exóticos.
“O festival permite que os próprios artistas amazônidas sejam os narradores de suas histórias, utilizando linguagens contemporâneas, como o videomapping e as novas mídias, para expressar as complexidades e potências da região, mostrando que ela é um território dinâmico, com inovação, cultura pulsante e grande diversidade de perspectivas”, afirmou Roberta Carvalho à Agência Pará.
Seguindo os passos das edições anteriores, este ano o Amazônia Mapping conta com espetáculos que prezam pela valorização da riqueza e diversidade da cultura amazônida. Entre as atrações do line-up estão o Ciclope Studio, projeto de artes visuais da Bolívia; o encontro musical da artista e ativista indígena Djuena Tikuna e com a Aila combinado com os visuais de Roberta Carvalho; o feat do carimbó de Soure com o carimbó de Marapanim, representados pelos Tambores do Pacoval e Mestra Bigica, entre outras.
Outro destaque é que além da fachada do MEP, dessa vez a programação também irá ocupar espaços no jardim e na capela do Museu. De acordo com a organização, a ideia é fazer ecoar arte em outras áreas e valorizar o processo de recuperação do centro histórico de Belém.
Confira a programação completa dos dois dias de festival:
1 de Novembro:
Palco Principal: Luiza Lian + Bianca Turner
Palco Principal: Tambores do Pacoval convida Mestra Bigica + Ronaldo Guedes
Palco Jardim MEP: DJ Pedrita
Palco Jardim MEP: Will Love
2 de Novembro:
Palco Principal: Djuena Tikuna convida Aíla + Roberta Carvalho
Palco Principal: DJ Méury + PV Dias
Palco Jardim MEP: Maderito
Palco Jardim MEP: Nat Esquema