Marginalizados por suas origens na sonoridade e na cultura das periferias e do interior da Amazônia, o tecnobrega e as festas de aparelhagens enfrentaram as críticas e foram alçados ao posto de patrimônio cultural paraense. Para celebrar a popularidade, a criatividade e riqueza desse movimento cultural, Belém recebe durante esta semana o I Festival de Tecnobrega e Aparelhagem.
A programação encerra nesta quinta-feira, 30, com uma grande festa com dois palcos, sendo um na tradicional casa de show Palácio dos Bares, símbolo da boêmia do bairro da Condor, e outro em uma balsa no meio do Rio Guamá.
Por eles passarão nomes que representam a diversidade dessa cultura, incluindo a banda Fruto Sensual, Nelsinho Rodrigues, Aninha, David Sampler, Os Alucinados do Tecnobrega: Keila Gentil, Marcos Maderito, Marlon Branco e as DJs Meury, Mayara Barreto, Dyselma Serrão e o Cyber Dj Gil.
Além disso, o festival conta com apresentações de algumas das principais aparelhagens que agitam as noites da capital, com participação do Super Pop Live, Novo Brasilândia, Diamantina e do Luxuoso Tamatá, do município de Vigia.
“A cultura de aparelhagem é essencialmente ribeirinha. Ela vem de Abaetetuba, do Marajó, de Bragança, Capanema. Ela acontece forte no interior. Por isso, vamos montar uma aparelhagem do interior do Pará, de Vigia, com shows de artistas de tecnobrega no meio da baía”, destacou o DJ Zek Picoteiro, curador do festival, em entrevista ao G1 Pará.
Os shows são, no entanto, apenas uma parte do festival, que realizou ainda uma intensa agenda de formações, mesas de debate e oficinas desde a última segunda-feira, 27. O objetivo é valorizar a história e a importância dessa cena no contexto do mercado cultural da região Norte.
“É o momento da gente entender como é que a gente existe e resiste aqui nesse cenário do brega. É uma tomada de consciência que é importantíssima para nós enquanto representantes, enquanto comunidade, enquanto cultura”, disse Keila Gentil, uma das cantoras a frente da Gang do Eletro e referência do estilo “treme”.
Serviço: Festival de Tecnobrega e Aparelhagem
Shows – 30 de maio
Endereço: Palácio dos Bares e Balsa no Rio Guamá (Praça Princesa Isabel – Av. Bernardo Sayão. Bairro: Condor)
Ingressos pelo link