Um estudo acaba de apontar a humildade e o bom humor como algumas das principais características dos nortistas. A pesquisa “Sotaque Nortista: natureza, coletividade e crenças”, disponível na Plataforma Gente, da Globo, foi realizada em 21 municípios de todos os Estados do Norte do Brasil e mostrou que os nortistas conservam atributos positivos, como humildade (44%), bom humor (28%), alegria (24%) e gentileza (23%). O levantamento também avaliou aspectos como fé e preocupações com a violência urbana.
Vivência em cada cidade
Formada por Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins, a região Norte corresponde a 45% de toda a extensão territorial do Brasil. Se fosse um país, seria o sétimo maior do mundo. Em meio a um território tão vasto, 46% das pessoas, quando perguntadas sobre como é viver em sua cidade, definiram a “esperança” como o principal sentimento, 33% apontaram o “otimismo”, 33% a “insegurança”, 32% a “confiança” e outros 32% a “alegria”.
Principais preocupações
Sobre as principais preocupações que os moradores da região enfrentam, o estudo destacou a “violência urbana” como o maior medo de 45% dos entrevistados. Além disso, 29% temem “ficar doentes”, 27% o “aumento dos preços dos itens básicos”, 25% a “perda de algum parente próximo” e 21% ” que os filhos não tenham um futuro melhor”.
Fé e intensidade de valores
O levantamento mostrou que os nortistas são mais intensos do que a média dos brasileiros em relação a temas como família e fé: 59% afirmam ter Deus como religião e não acreditam em nenhuma igreja; 87% declaram que a família é o bem mais importante da vida. Já 80% pensam no melhor para a família na hora das decisões e 44% acham importante preservar as tradições e costumes.
Relação com a natureza
Nesta nossa região, a natureza é presente mesmo nos grandes centros urbanos e faz parte do cotidiano da sua população. Nesse sentido, 97% afirmam que a relação com a natureza é de respeito e cuidado e 84% dizem que ela rege seu dia a dia.
Hábitos cotidianos
O clima caloroso está presente na temperatura, nos relacionamentos e na cultura. Das pessoas pesquisadas, 34% dizem que conversar na rua com conhecidos é uma particularidade da região; 29% citam o auxílio a amigos e familiares; 24% a prática de esportes e a ajuda a quem precisa; e 21% a ida a centros religiosos, cultos e missas.
Fonte: Plataforma Gente da Globo