Referência do brega e um dos principais responsáveis pela sua popularização do ritmo, o cantor e compositor Tonny Brasil faleceu no domingo, 2, aos 57 anos. Autor de hits como “Oração” e “Isso é Amor’, Tonny compôs cerca de 2 mil músicas ao longo da carreira e teve sucessos interpretados pela Banda Calypso, Gaby Amarantos, Wanderley Andrade e até Marilia Mendonça.
A causa da morte não foi divulgada, porém sabe-se que há cerca de um mês o artista estava internado depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). A perda repentina comoveu a classe artística, que tem expressado respeito pela importância e pelo legado de seu trabalho.
“Perdemos o pai do TecnoBrega TONNY BRASIL. Grande compositor, produtor musical e artista que sempre vibrava com as minhas conquistas. Tonny sempre será um visionário da periferia que com poucos recursos ajudou muitos artistas a terem uma carreira! Obrigada mestre, voe em paz!”, disse a cantora Gaby Amarantos em seu perfil no X (antigo Twitter).
A Psica Produções, responsável pela organização do 1º Festival de Tecnobrega e Aparelhagens, realizado na semana passada, dedicou o evento à memória do artista que é considerado “um dos forjadores do tecnobrega”.
“Tonny recebeu o convite para participar do nosso festival com muita alegria e entusiasmo, mas infelizmente foi hospitalizado e teve um AVC três dias depois. Por isso, não pôde participar do evento onde seria recebido como um grande ídolo, como foi pra nós e pra várias gerações de amantes do Brega e do Tecnobrega”, disse a produtora em nota.
No Instagram, o guitarrista, cantor e compositor Félix Robatto apontou as características que tornaram Tonny Brasil uma referência para todo o movimento cultural ligado ao brega.
“Existem algumas pessoas que vêm pra fazer história! @tonnybrasilcompositor definitivamente foste uma dessas. Criativo, inovador, original, tecnológico, periférico, paraense! Deixas um legado enorme! Essa visibilidade que o Tecnobrega vem ganhando em todo o Brasil é também uma conquista tua!”, afirmou o artista.
Também no X, o governador Helder Barbalho expressou reconhecimento pela importância de Tonny Brasil para a cultura do estado.
“Lamento o falecimento de um dos nomes mais importantes do brega paraense. O cantor e compositor Tonny Brasil deixa uma marca na cultura e história do nosso estado. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos!!”, declarou.