Alunos da rede pública estadual do Pará agora contam com açaí e cupuaçu na merenda escolar. Além de valorizar hábitos alimentares regionais, a iniciativa de incluir frutas da Amazônia no cardápio das escolas tem o objetivo de investir numa alimentação cada vez mais saudável que agrade o paladar dos estudantes.
E a recepção tem sido das melhores. Localizada no bairro da Terra Firme, em Belém, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brigadeiro Fontenelle, localizada no bairro da Terra Firme, serviu o açaí na hora da merenda, nesta terça-feira, 3 e foi uma festa entre os estudantes.
“Eu acho que é um incentivo, tanto para mim quanto para os outros alunos, até porque é uma comida da culinária paraense, e quem é paraense raiz come só com açaí. Eu vejo como algo muito bom para a gente que vem para a escola. Aqui temos comida boa, de qualidade”, contou Lucas Abreu, estudante do 2º ano do Ensino Médio.
Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, além de fazer parte da cultura alimentar paraense e das questões nutricionais, incluir frutas amazônicas na merenda escolar ajuda a desenvolver cadeias produtivas do Estado.
“Cada vez mais a gente quer buscar dos fornecedores do próprio Pará, para que a gente traga mais açaí para dentro das escolas. É uma das novidades importantes, e com o controle e a qualidade que a gente precisa para servir, de maneira que o nosso aluno goste e que sirva de incentivo para ele vir e permanecer na escola”, destacou
Elaborado por uma equipe de especialistas para atender às necessidades nutricionais dos estudantes, o cardápio oferecido aos estudantes é variado e saudável. Além Além do açaí e cupuaçu, a lista de ingredientes inclui polpas de frutas variadas, peixe, carne, frutas, achocolatado, leite, pão, legumes, feijão, arroz e macarrão.
“Trazer o açaí é simbólico, mas trazer carne, verdura, tudo o que é de qualidade para a alimentação, é fundamental”, afirma Roseli.