Kôkônhyjtí Kayapó, de 37 anos, tomou posse como primeira cacica do povo Kayapó, da aldeia Kranhkrô, em Ourilândia do Norte, no sudeste paraense. Liderança com uma longa trajetória nos movimentos indígenas da região, Kôkônhyjtí é descendente de uma linhagem de caciques formada por seu pai, o líder Bebaiti Kayapó, e seu avô Tuto Pombo. As informações são do G1 Pará.
Na cerimônia, prestigiada por lideranças indígenas dos estados do Pará e do Mato Grosso, a cacica foi acompanhada por um grupo de mulheres da comunidade durante o ritual celebrado com danças tradicionais do povo Kayapó e a entrega da faixa.
Em seu discurso, Kôkônhyjtí Kayapó destacou que seu compromisso é com o diálogo e com o estabelecimento de novas parcerias que tragam benefícios para o atendimento das demandas coletivas da comunidade.
“Hoje estou ocupando um espaço como cacica dentro da aldeia para poder atender e resolver as nossas demandas. Estou pronta pra argumentar, defender e estar lado a lado do meu povo. Vamos juntos lutar e buscar a melhoria de qualidade de vida para o nosso povo”, declarou a cacica.
Representantes dos povos originários da região que acompanharam a posse ressaltaram que a nova liderança traz um perfil de união, justiça e preservação cultural. Para Ô-é Paiakan Kaiapó, coordenadora regional Kayapó Sul do Pará, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a posse de uma mulher para representar o povo é um ato representativo para a igualdade de gênero.
“É de suma importância as mulheres estarem ocupando os espaços de poderes dentro e fora do território”, pontuou Ô-é Paiakan Kaiapó.