Peru, farofa, bacalhau, panetone, frutas cristalizadas e pavê são alguns dos produtos que dominam as mesas nas festas de Natal e virada do ano Brasi afora, mas que tal dar um toque regional à ceia? Inspirado pela rica culinária típica da Amazônia, o Pará Terra Boa apresenta algumas sugestões de pratos que se ainda não fazem parte do cardápio, com certeza deveriam estar na mesa dos paraenses.
Pirarucu
O bacalhau é uma das grandes estrelas das festas de fim de ano. Não há duvidas que o peixe típico do norte do Oceano Atlantico é saboroso e combina com várias preparações. Quem quiser um produto regional encontra um substituto à altura com o pirarucu, que geralmente é oriundo de projetos de manejo sustentável espalhados pela região.
As receitas são as mais diversas, incluindo as preparações clássicas como à moda Gomes Sá ou assado de forno ou ainda ser servido em saladas, em moquecas, entre outras.
Vale lembrar que a fauna de peixes da Amazônia é diversa e conta com outros exemplares versáteis e muito apreciados dentro e fora da região, a exemplo do filhote, do tambaqui e do tucunaré.
Arroz paraense
Um acompanhamento quase onipresente nesse período é o arroz à grega, mas a criatividade do paraense foi capaz de dar origem a um arroz que serve tanto como acompanhamento quanto prato principal. Tucupi, jambu e camarão dão um toque todo especial ao arroz paraense, que além de tudo é uma receita de encher os olhos.
Frutas típicas
A decoração e o cardápio das ceias contam com o papel importante das frutas. Geralmente, maçã, pera, uva, pêssego, nozes e outras são as consumidas nesse período. No entanto, na Amazônia, é possível encontrar substitutos tão saborosos e até mais baratos, já que não tem o preço acrescido pelos custos de importação.
O muruci, o taperebá e a castanha-do-Pará são apenas algumas das opções de frutas facilmente encontradas nos mercados e feiras nessa época. Além disso, na safra atual, as diversas variedades de mangas, que não são típicas, mas estão amplamente difundidas na região, também ajudam a compor uma mesa com belas cores e muitos sabores.
Sobremesa
Os doces não podem faltar à mesa nessa época. Mas ao invés do clássico pavê ou dos diversos tipos de bolos, uma opção é apostar em sobremesas geladas como sabor de frutas regionais. Os cremes de cupuaçu ou bacuri costumam fazer sucesso em qualquer ocasião festiva. Além de de saborosos e fáceis de fazer, essa época traz uma vantagem adicional já que as frutas começam a entrar em período de safra.
Para quem prefere bolos ou derivados, tem ainda a alternativa das famosas tortas Maria Isabel. A combinação da massa pão-de-ló com o recheio de cupuaçu ou bacuri também é uma boa pedida e sempre agrada os convidados.
Quer outras ideias? Confira essa lista de receitas para uma ceia com a cara do Pará.