A Agência Pública está promovendo a segunda chamada da 15ª edição de seu programa de Microbolsas. Repórteres indígenas de todo o Brasil podem inscrever pautas investigativas para realizar reportagens sobre as ameaças e agressões às terras indígenas e as comunidades que nelas vivem.
As 5 propostas vencedoras ganharão uma bolsa de R$ 7.500 para produzir a reportagem, com mentoria e edição da Pública. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro de 2023 por meio deste formulário.
O projeto está em busca de pautas que abordem diferentes aspectos das ameaças às terras e povos indígenas, como: invasões dos territórios; roubos e destruição do patrimônio natural nas terras indígenas; corrupção, ações e omissões do poder público e de setores empresariais relacionadas a esses crimes; violências praticadas contra populações indígenas em luta por seus direitos territoriais; testemunhos e informações inéditas que comprovem a autoria de ações de esbulho e violência registradas na história recente, entre outras.
As pautas vencedoras serão escolhidas pela Agência Pública, considerando a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados. O resultado será divulgado a partir de 1º de março de 2023.
Confira aqui o regulamento da 15ª edição das Microbolsas.
Em caso de dificuldades ou dúvidas, é possível enviar um e-mail para contato@apublica.org ou uma mensagem de WhatsApp para 11-94548-9244.
LEIA MAIS:
Nove municípios do Pará recebem estações meteorológicas
Programa reforça agroextrativismo como alternativa econômica ao garimpo no Alto Tapajós