Soluções para toda a cadeia do pescado, desde a produção até o beneficiamento, serão destaque na segunda edição do IFC Amazônia (International Fish Congress & Fish Expo Brasil), que integra o rol de pré-eventos da COP30. A programação ocorre de 23 a 25 de abril no Hangar, em Belém. As inscrições já estão abertas no site do evento.
A programação é composta pelo Simpósio Internacional de Aquicultura Ornamental e Aquariofilia, o 6º Encontro Mulheres das Águas, o IFC Bio Fashion, Fish Expo, Cozinha Show e a 23ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP). Em pauta, estão temas em alta para o setor e para a realidade da Amazônia no contexto das mudanças climáticas, como as oportunidades para a região no mercado mundial de pescado, rastreabilidade e o mercado de carbono na aquicultura e pesca.
“É um evento que tem como objetivo discutir as temáticas do setor de pesca e aquicultura, visando contribuir com o desenvolvimento das atividades na Amazônia e ao mesmo tempo atrair investimentos ao Pará e à Amazônia, para desenvolver essa cadeia que é tão importante”, afirma Altemir Gregolin, presidente do IFC Amazônia e ex-ministro da Pesca.
Outro destaque do IFC Amazônia será o 6º Encontro Mulheres das Águas, com o tema “Economia Sustentável e Empreendedorismo Feminino na Aquicultura e Pesca”. O evento é voltado para a troca de conhecimentos entre aquicultoras, pescadoras, produtoras rurais, catadoras de caranguejos, marisqueiras, ribeirinhas e profissionais de todos os elos da cadeia produtiva, como engenheiras de pesca, agrônomas, médicas veterinárias e zootecnistas.
Outra atração será o IFC Bio Fashion, que vai reunir expositores que utilizam materiais oriundos da aquicultura e pesca. Durante a ação será realizado um desfile de moda sustentável, com roupas, calçados, acessórios e decorações produzidos com bioprodutos da região. O evento paralelo, realizado em parceria com o Amazônia Fashion Week, contará ainda com a participação de dez marcas que promovem a conexão entre moda, sustentabilidade e biodiversidade.
“A moda pode ser uma ferramenta para a preservação da Amazônia, pois a indústria da moda utiliza muitos recursos naturais e humanos e a região é uma mina de grandes talentos”, ressalta Eliana Panty, diretora do IFC Amazônia.
O IFC Amazônia será realizado nos dias 23, 24 e 25 de abril no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia. Quem quiser se inscrever para participar da programação pode acessar o site www.ifcamazonia.com.br.