Vem aí a COP das Baixadas. A primeira conferência em território periférico sobre mudanças climáticas acontece entre os dias 9 e 11 de fevereiro em Belém.
Nos dois primeiros dias, o evento será virtual, e no último coletivos e organizações da sociedade civil se reúnem na Usina da Paz Jurunas, no bairro de mesmo nome, na periferia da capital.
A programação busca incentivar o protagonismo dos jovens frente ao ativismo climático e aproximar as periferias das tomadas de decisão sobre a crise climática, tornando as discussões mais próximas do cotidiano das pessoas.
“Em 2021, o Brasil esteve entre os países que mais emitiram gases tóxicos no planeta, além de liderarmos quando o assunto é desmatamento, sobretudo em áreas da Amazônia Legal. Nesses grandes espaços é sempre questionada a participação de lideranças periféricas, indígenas, quilombolas e ribeirinhas como tomadoras de decisão, como construtores ativos dos seus espaços e comunidades. E é isso que nós vamos debater na COP das Baixadas”, explicou a organização do evento em suas redes sociais.
Confira a programação online da COP das Baixadas:
- Mesa de abertura: COP das Baixadas – A periferia no centro do debate climático (09/02 – 18h)
- Roda de conversa: Redes de Juventudes pelo Clima (10/02 – 09h30 – 11h30)
- Roda de conversa: Juventudes, ancestralidades e educação socioambiental na Amazônia (10/02 – 15h – 17h)
- Roda de conversa: Financiamento climático: Organizações Periféricas captando pelo bem-viver (10/02 – 18h30 – 20h30)
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Para receber o link para assistir os eventos online, é preciso se inscrever através deste formulário. Já a participação presencial no dia 11 será por ordem de chegada.
Veja a programação completa do evento aqui.