Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso on-line “Manejo da cultura do açaí em terra firme: da semente à pós-colheita e ao processamento”. Técnicos, produtores, estudantes e profissionais interessados no tema podem se inscrever gratuitamente na plataforma on-line da Embrapa.
Com seis módulos e 36 horas de duração, a segunda edição da capacitação traz novidades: a vitrine virtual de uma área de plantio, o módulo específico sobre a polinização do açaizeiro, além de conteúdos interativos e vídeos mostrando as etapas do cultivo.
O conteúdo da capacitação aborda o preparo da área, implantação e manejo do açaizal utilizando a cultivar BRS Pai d’Égua desenvolvida pela Embrapa, nutrição e adubação, irrigação, polinização, controle de insetos-praga, colheita, pós-colheita e processamento do açaí.
O curso tem fluxo contínuo e o participante pode assistir às aulas e interagir com os conteúdos no momento que achar mais adequado. O prazo para conclusão também é flexível e depende da disponibilidade do participante.
O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Bruno Giovany de Maria, diz que existe uma grande demanda de produtores e técnicos do Pará e de outros estados brasileiros por orientação sobre as práticas de manejo dessa cultura em terra firme, pois é um cultivo relativamente novo.
“Com a capacitação on-line conseguimos alcançar um público de interesse que não teria acesso a todo o processo agropecuário se não fosse por meio da modalidade à distância”, enfatiza.
Tour virtual por plantio
Logo na abertura da capacitação o participante tem a possibilidade de fazer uma visita virtual a um plantio de açaí em terra firme. A vitrine retrata a realidade de uma área de produção e traz conteúdos interativos em todas as etapas do cultivo.
“Usamos tecnologia da informação para criar uma estrutura virtual em três dimensões e disponibilizar todo um estoque de técnicas, práticas e recomendações já produzidas pela pesquisa sobre o cultivo do açaí de uma forma acessível e interativa”, acrescenta o analista de sistema Michell Costa, analista da Embrapa Amazônia Oriental.
Novo módulo sobre polinização
Outra novidade do curso é o módulo específico sobre a polinização do açaizeiro. A pesquisadora Márcia Maués, da Embrapa Amazônia Oriental, explica que assim como a irrigação, adubação e tudo o que é necessário ao manejo do plantio, a polinização pode ser vista também como um insumo agrícola.
“No caso de polinizadores, em especial as abelhas, elas podem ser manejadas para melhorar a polinização dos plantios e por isso são consideradas bioinsumos. Se não tiverem os polinizadores na área, mesmo com todos os outros cuidados que o produtor tem no plantio, não haverá produção de frutos.”
Fonte: Ana Laura Lima/Embrapa Amazônia Oriental