Em sua primeira edição, o São Paulo Food Film Fest exibe filmes que retratam as culturas e histórias das relações humanas por meio da gastronomia até o dia 12 de outubro.
O evento conta com uma parte presencial e outra online, reunindo 48 filmes de 15 países. Entre as produções sobre realidades brasileiras estão “Quentura” e “Amazônia em Chamas”, que retratam vivências do interior da floresta.
Ver essa foto no Instagram
Para quem está em São Paulo, os filmes exibidos em sessões presenciais ficarão divididos entre as salas do Espaço Itaú de Cinema e da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Para retirar o ingresso é preciso chegar com uma hora de antecedência, tendo direito a degustação de uma bebida ou prato relacionado à história.
Para quem vai assistir de casa, é só acessar a plataforma oficial do evento. Confira alguns dos filmes disponíveis online:
Quentura
De suas roças, casas e quintais, as mulheres indígenas da Amazônia nos envolvem em seu vasto universo de conhecimentos, ao mesmo tempo que observam os impactos das mudanças climáticas nos seus modos de vida.
Amazônia em Chamas
O cineasta Michal Siewierski embarca em uma jornada audaciosa para expor a conexão entre os incêndios na floresta amazônica e nossas escolhas alimentares. Entre corrupção política, ganância corporativa e crimes contra as pessoas e a natureza, o filme aborda os fatos que os meios de comunicação tradicionais têm medo de cobrir.
Dois Riachões: Cacau e Liberdade
Este curta multipremiado conta a história de uma comunidade produtora de cacau que conseguiu conquistar terra, liberdade, independência financeira e soberania alimentar depois de seus moradores viverem por gerações em situação análoga à escravidão. Em 2021, a comunidade do assentamento Dois Riachões, no sul da Bahia, lançou sua própria marca de chocolate.
Agricultura Tamanho Família
No Brasil, dos quase 5 milhões de estabelecimentos rurais, 4,5 milhões são ocupados por outro tipo de agricultura: a agricultura familiar, que utiliza estratégias de produção que respeitam o meio ambiente e é responsável pela produção da maior parte do alimento que chega à mesa dos brasileiros. O filme mostra as diversas formas de agricultura familiar e o quanto esse modelo de produção agrícola cria e movimenta a cultura, a produção econômica, as relações sociais e inclusive os afetos no interior do País.
Veja a programação completa aqui.