Belém está em festa política em defesa da vida até o domingo, 31/7, com a extensa programação do 10º Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), na Universidade Federal do Pará (UFPA). A abertura na quinta-feira, 28, foi banhado pelo mar de povos amazônicos que caminharam nas terras da capital da resistência, trincheira dos povos.
O encontro reúne representantes de nove países que integram a Pan-Amazônia – Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.
O evento de alcance global surgiu no rastro do Fórum Social Mundial, para lutar pela vida, a Amazônia e seus povos. É um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento predatório, discriminador, racista e patriarcal.
O Fospa foi lançado na capital paraense 20 anos atrás. E não foi por acaso. Foi no Pará que eclodiu a Cabanagem (1835-1840), um dos maiores movimentos populares da história do Brasil. O lema desta edição é “Belém: capital da resistência, trincheira dos povos”, que remete ao passado, mas também ao presente de um Brasil marcado por crimes ambientais.
Programação do Fospa
Mais de 260 atividades, entre rodas de conversa, atos em homenagem aos mártires da Amazônia e manifestações contra o fascismo, o autoritarismo, o fundamentalismo e o ecocídio vão ocorrer durante o Fórum. O evento também denuncia a emergência climática global e o avanço da destruição na Amazônia e no Pantanal.
Nesta edição, além de uma vasta programação cultural, o Fospa se divide em dois locais com programações paralelas: a Casa de Saberes e Sentires e a Casa dos Grandes Eventos. O Pará Terra Boa separou alguns eventos, dentro desse mar de atividades.
Sábado, 30/7
Local: Grande Auditório Benedito Nunes – UFPA
O filme será seguido de debate com Ailton Krenak, Kátia, cacica do povo Akrãtikatêjê, Manoel, cacique do povo Munduruku, e José Manuyama, membro do comitê de defesa da água de Iquitos, na Amazônia Peruana.
Além da presença dos protagonistas, a equipe da direção e produção do filme estará presente: Marcos Colón, Erik Jennings, Bruno Malheiro, Diego Orix, Bruno Erlan e João Paulo Pires.
Expositor@s:
Ricardo Jiménez – Foro Solidaridad – Iniciativa Defensa de los Ríos – Perú;
Mírian Pariamo Apana – Vicepresidenta Confederación Nacional de Mujeres Indígenas de Bolívia, povo Takana – Bolívia;
Iuri Paulino – Movimento Dos Atingidos Por Barragens – Brasil;
Mercedes Mejia L. – Profesora da Universidade da Amazonia, Fospa Colômbia;
Moderador: Iremar Antonio Ferreira – IMV / FMCJS / COMVIDA – Brasil
Redator: Zilmar Alverita da Silva – Fórum Popular Da Natureza – Brasil
Local: INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – ICEM
Casa dos Bens Comuns da Natureza
Local: Grande Auditório Benedito Nunes
Depoimentos:
Fanny Kaekat Utitiaj (Indígena Equador) (online)
Tuira Kompenawa Yanomami (Indígena representante da Hutukara – Associação Yanomami -HAY)/Brasil
Maria das Graças Brazão- (AMA/AP/AMB) / Brasil
Zuly Rivera (Indigena pueblo Nasa Putumayo)/Colômbia
Juana Martínez Saenz (liderança canpesina)/ Peru
Movimentos depondo no plenário:
Judite/MAB
Liderança Xingu/Brasil
Juizas:
Graça Costa (FASE/AMB/Brasil); Givânia (CONAQ/Brasil); Concita Sompré (FEEPIPA/ANMIGA/Basil) / Argentina; Eliane Brum/Brasil; Luz Mary (Indígena)/Colômbia
Mediação:
Eunice Guedes -FMAP/AMB
Denisse Chavez -Iniciativa de Ação das Mulheres / Peru
Relatoras:
Rivane Arantes -SOS/AMB
Maria Eugência Carrizo -REPAM/Bolivia
Local: Auditório 1 de cada Casa de Saber e Sentir
Nas plenárias, os participantes de cada Casa, das Autogestionadas e também os participaram das Rodas de Conversação, se reúnem para sistematizar o trabalho realizado durante o dia. Nesta sistematização, escolhem pontos fundamentais para figurar na Carta do 10º FOSPA, bem como escolhem e articulam iniciativas de ação e campanhas. Nas plenárias, cada Casa elabora também o documento resumo do seu trabalho, que será apresentado na Cerimônia de Encerramento.
Domingo, 31/07
Local: AUDITÓRIO 1- SETORIAL BASICO
Local: Palco da UFPA
A programação completa e a cobertura do evento podem ser acompanhadas nas seguintes redes:
Instagram: @fospaoficial
Twitter: @FospaOficial
Youtube: Forum Social PanAmazônico
Site: www.fospabelem.com.br
Fonte: Fospa