O Atelier Nalimo vai promover uma oficina de costura na aldeia Mojkarakô, na Terra Indígena Kayapó, entre os dias 12 e 22 de março. Ministrada por Dayana Molina, criadora da Nalimo, e Gabrieli Lecoña, da equipe criativa do atelier, a oficina se propõe capacitar e aperfeiçoar técnicas de corte e costura a partir de uma perspectiva decolonial, com o intuito de valorizar a identidade indígena e diversidade estética.
O projeto será o primeiro a ser totalmente executado pela associação Floresta Protegida, sendo voltado especialmente para as mulheres.
Nele, a comunidade é apoiada na construção de suas próprias casas de costura. Totalizando 33 aldeias kaiapós contempladas com a capacitação. Nas casas de costuras, terão estruturas com equipamentos de máquinas, mobiliário e insumos de costura.
Cada capacitação será dividida em 5 dias. Todo esse projeto com as oficinas de costura está sendo organizada pela AFP, em colaboração com as mulheres, caciques e lideranças da aldeia Mojkarakô.
No encerramento das atividades, haverá desfiles de moda originária nas aldeias, com as produções feitas pelas alunas.
Realizado por meio do financiamento e apoio da Conservação Internacional, com recursos doados pela L’orèal, a iniciativa é uma conquista coletiva das mulheres Kayapó do território indígenas Las Casas e a liderança feminina Tuíre Kayapó.
Fonte: Nalimo