O programa Floresta 360º é uma das mais novas iniciativas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia em Santarém, que neste mês recebe inscrições de interessados até o dia 30/01. A divulgação dos selecionados será realizada até uma semana depois, com os mesmos participando de um processo de trocas, conversas e ensinamentos em torno de ideias que promovam negócios economicamente viáveis com a floresta em pé.
O programa quer aumentar os negócios sustentáveis, com inovação, agregação de valor e baixo carbono. Tem como perfil ampliar o empreendedorismo dos jovens de Santarém em negócios sustentáveis, aproximando empreendedores, empresas, investidores, instituições de ensino e pesquisa, instituições de crédito e outros.
“Nosso desafio é conciliar a agenda social com a econômica, gerando negócios de alto valor agregado. A ideia é mantermos a floresta em pé, garantindo os recursos naturais renováveis. Temos uma tripla abordagem: social, econômica e ambiental”, afirma Beto Veríssimo, diretor de programas do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.
O Floresta 360º tem como um de seus parceiros o Projeto Saúde e Alegria, atuante na região de Santarém e demais municípios do oeste paraense. Nesta etapa, serão feitas as inscrições e a seleção. Os selecionados participarão então da próxima etapa denominada “Despertar”.
Na sequência, será selecionado um pequeno contingente de participantes, seguindo alguns critérios de avaliação apresentados no edital do programa para a etapa de Pré-aceleração – onde os participantes terão acesso a outras ferramentas e mentorias para criar e validar uma ideia de negócio sustentável na cadeia produtiva de sua preferência.
Pré-requisitos
Para participar, os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos de idade, residir ou estudar no município de Santarém e ter concluído ou estar cursando ao menos o Ensino Médio. “Mas além desses pré-requisitos, é essencial que o candidato esteja interessado em aprender a criar ideias de negócios para a Amazônia, ter disponibilidade e comprometimento a participar das oficinas e eventos, e queira desenvolver novas habilidades para aproveitar grandes oportunidades de nossa biodiversidade”, explica Eduardo.
As inscrições são gratuitas para o programa Floresta 360º e se estendem até o dia 30/01, de forma on-line. Acesse www.floresta360.com.br para se inscrever e obter mais informações, e acompanhe também pelas redes sociais @centroamazonia.
O Centro de Empreendedorismo da Amazônia é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é atuar na promoção e articulação de negócios sustentáveis na Amazônia. Atua na formação, capacitando empreendedores com foco em negócios sustentáveis nas áreas florestal, de biodiversidade e de uso do solo na Amazônia. Realiza e apoia a programas de pré-aceleração e aceleração para impulsionar negócios sustentáveis na Amazônia – especialmente na área rural – por meio de parcerias, agências de fomento, empresas privadas, universidades, organizações socioambientais, associações, cooperativas de pequenos produtores rurais, entre outros.