A severa seca que assola o País, com impactos diretos na vida de milhares de famílias, levou o governo federal a tomar medidas emergenciais. No Pará, 140 municípios tiveram o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás antecipados, como forma de amenizar as dificuldades financeiras, causadas pela falta de chuva.
A medida adotada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vai beneficiar mais de 686 cidades de seis estados brasileiros que têm situação de emergência ou calamidade pública reconhecida.
A unificação do calendário permite que os beneficiários desses municípios utilizem o recurso recebido no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de aguardar a data indicada conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). O saque pode ser feito pelos próximos seis meses, até março de 2025.
Na sexta-feira, foi anunciado um auxílio emergecial do governo federal para cerca de 100 mil pescadores da região Norte do País atingidos pela seca severa.
A estiagem tem comprometido o acesso à água potável, a agricultura e a pesca, principais fontes de renda em muitas regiões. Com rios secando e o transporte fluvial dificultado, a situação é crítica, especialmente em áreas mais remotas.
A medida, implementada em decorrência da declaração de estado de emergência em diversos municípios, atende as necessidades mais urgentes da população afetada pela seca. No entanto, especialistas alertam para a necessidade de um planejamento mais robusto para lidar com os efeitos das mudanças climáticas na região e evitar novas crises humanitárias.
O MDS também orientou que, em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar a Ouvidoria pelo Disque Social 121, ou buscar informações no portal www.gov.br/mds.
Saiba como ajudar
O Pará Terra Boa une-se à campanha do Projeto Saúde & Alegria (PSA) em apoio aos povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas e extrativistas, afetados pela seca severa que atinge a região do Baixo Amazonas. A campanha, que está sendo possível graças à parceria com organizações e movimentos sociais, inclui a distribuição de filtros de nanotecnologia para comunidades isoladas pela estiagem. Estes filtros, acoplados a baldes, promovem um verdadeiro milagre: transformam a água barrenta em potável.
E você pode ajudar, acessando o link:
https://www.doebem.org.br/organizacao_recomendada?org=saude_alegria&lang=pt