A cidade de Belém enfrenta desafios com a rede hoteleira em vista da realização da Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9 de agosto, um dos eventos testes para a COP30, a Conferência Anual do Clima, que será realizada em 2025 na cidade. Com a proximidade do evento, alguns hotéis já não têm mais vagas disponíveis, principalmente, as das categorias 4 e 5 estrelas
“O principal gargalo está em conseguir suítes presidenciais aos presidentes esperados para o evento. Mas a hotelaria também já está se adaptando para atender essa demanda”, disse o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-PA), ao Roma News.
De acordo com o g1, porém, um hotel em Belém, com 93 quartos e capacidade para 201 hóspedes, relatou que suas reservas estão esgotadas para a cúpula da Amazônia. A gestora do hotel, Ariane Mathne, explicou que a estrutura física do estabelecimento não permite atender a toda a demanda necessária para o evento, o que é um desafio significativo.
A falta de estrutura hoteleira adequada é uma preocupação, pois a cidade tem pouco mais de dois anos para a maior e mais importante conferência anual relacionada ao clima, em 2025.
Isso sem contar os outros dois eventos que Belém vai receber apenas no mês de agosto: 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas (4 e 5 de agosto) e a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias (de 30 de agosto a 1 de setembro).
Capacidade x demanda
Segundo a ABIH, para a COP 30, Belém precisa de cerca de 34.633 leitos a mais em hotéis para atender a demanda esperada de 60 mil participantes no evento mundial. Atualmente, a capital do Pará tem 25.367 vagas para hospedagem, apenas 42% da capacidade necessária.
Tony afirma que as adaptações serão feitas.
“Com relação a COP 30 a ABIH já passou suas demandas tanto ao governo do Estado, quanto para Prefeitura de Belém. Tanto sugestões como reivindicações”, explicou.
Algumas opções estão sendo consideradas, como a utilização de transatlânticos, que podem acomodar até 6 mil pessoas, e a busca de recursos em outros municípios localizados até 200 km de Belém, como Salinas, para ajudar a acomodar os visitantes durante a cúpula da Amazônia.
LEIA MAIS:
Lula buscará posição unificada dos países com grandes florestas tropicais na Cúpula da Amazônia
Tony Blair, Iván Duque e Ban Ki-Moon confirmam presença em conferência internacional no Pará
Sociedade civil colabora na definição de eixos temáticos dos Diálogos Amazônicos
Representantes de movimentos sociais e do governo debatem participação nos Diálogos Amazônicos
Belém sediará a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas em agosto