Consumo sustentável é uma tendência e o produtor paraense pode se beneficiar muito dela, como já ocorreu com vários produtores de cacau. Para entender melhor sobre o assunto, pela perspectiva do consumidor, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (CODES) e do Núcleo Socioambiental de Acessibilidade e Inclusão (NSA), promove nesta sexta (18) uma palestra com o presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC), professor Dr. Mário Frota. Dá para acompanhar pela internet, no canal oficial do TRE no YouTube, a partir de 10h. Haverá certificação de 2h para os que confirmarem presença, via QR Code ou preenchimento do formulário que será disponibilizado durante a transmissão online.
As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, no site do tribunal. Os interessados devem ingressar no site da instituição, na aba “O TRE”, campo “Seminários e Eventos”, e clicar na opção “Sistema Gestor de Eventos” ou acessar o link direto aqui.
O chefe da Seção de Treinamento e Desenvolvimento, Rodrigo Valdez, informa que “o objetivo geral da ação é fomentar a cultura do consumo sustentável por meio da reflexão sobre hábitos, comportamentos e padrões de consumo no trabalho e na vida pessoal”. Ainda segundo ele, “propor mudanças nos hábitos, comportamentos e padrões de consumo é fundamental para a consolidação de uma consciência cidadã de responsabilidade socioambiental no âmbito da organização”.
A administração pública, por ser grande consumidora de produtos e insumos, deve incentivar o uso racional dos recursos a ela oferecidos e contribuir com os objetivos de desenvolvimento nacional sustentável pautados na Agenda 21, bem como de implantação da sustentabilidade no Poder Judiciário. Esta palestra foi planejada para atingir dois objetivos institucionais: o de sensibilizar os servidores para a necessidade de preservação do meio ambiente e o uso consciente dos recursos, bem como de racionalizar e reduzir o consumo dos materiais e bens públicos.
Sobre o Palestrante
O professor Dr. Mário Ângelo Leitão Frota é natural de Angola e possui doutorado pela Universidade de Montpellier (França). É presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, sociedade científica de intervenção, desde a fundação, no ano de 1989. Desempenhou funções docentes no ensino secundário em Lubango (Angola) e, no ensino superior, em Lisboa, Coimbra, Porto e Paris. É colaborador permanente de vários periódicos, em Portugal e no Brasil, além de revistas científicas internacionais.
Com informações da ASCOM do TRE Pará