O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, tem exposto atualmente o tamanho do desafio do setor no Brasil. “Precisamos melhorar o consumo de leite, que hoje é de 170 litros per capita/ano, para 340 ou 360 litros per capita/ano, como na Suíça e França”, disse ele durante o Fórum Brasileiro do Agronegócio.
Para isso, Borges diz que o produtor precisa trabalhar melhor a publicidade do produto, além de ter à disposição uma internet no campo com melhor conectividade para que os produtores possam ter à mão ferramentas já disponíveis no mercado de melhoramento da produção. “Somos o terceiro maior produtor de lácteos do planeta. Os produtores e indústria vêm passando por um processo de fabricação do leite de melhoria, e isso tende a evoluir mais. A pecuária leiteira está em 98% dos municípios do País”, lembra.
De acordo com Borges, atualmente a cadeia produtiva do leite contempla cerca de 5,3 milhões de famílias no campo, estando presente em praticamente todos os municípios de todos os Estados, e emprega aproximadamente 20 milhões pessoas entre trabalhadores diretos e indiretos.
Os maiores produtores de leite do país encontram-se em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.