O Chocolat Amazônia, que ocorre normalmente em setembro, será realizado em 2025 no primeiro semestre. Em função das obras e preparativos do Hangar Centro de Convenções da Amazônia para a COP30, o evento que transforma Belém na capital nacional do chocolate e do cacau acontecerá de 8 a 11 de maio,
Com a expectativa de receber 100 mil visitantes, o evento, que acontece simultaneamente ao Flor Pará, vai reunir mais de 500 produtores de cacau e também de flores e plantas da Amazônia.
A tônica do festival é a sustentabilidade, já que o Pará é campeão de plantio no sistema agroflorestal (Saf). Tema que está amplamente ligado às temáticas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
“Nós estamos cumprindo o nosso ‘dever de casa’. O Pará não desmata um palmo sequer para plantar cacau. Inclusive nós temos legislação que não permite que desmate e que coloca o cacau como uma cultura para recuperação de áreas alteradas; quem tem o passivo ambiental, se plantar cacau em sistemas agroflorestais, recupera sua área alterada e ainda aufere bons lucros, pois o preço do cacau está nas nuvens e o produtor fica feliz com toda certeza”, frisou.
A legislação local ao qual o coordenador se refere é a Lei 7. 093/2008 – que criou o Funcacau e a Instrução Normativa(IN) conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). A IN dispõe sobre os critérios e procedimentos para recomposição da Reserva Legal pelos proprietários e posseiros rurais, mediante o plantio do cacau.
A programação do festival está sendo fechada ainda, mas o coordenador já adiantou que não faltarão atrações e atividades importantes ao público como palestras, workshops, cozinha show e espaço kids, atividades que promoverão experiências sensoriais, cursos de arranjos florais, produção de esculturas de chocolates ao vivo, comercialização de produtos derivados do cacau e do chocolate, concurso do melhor amêndoa da Amazônia, entre outros.