Uma comitiva com representantes dos governos federal e estadual visitou na quinta-feira, 16, obras em andamento na capital paraense e que representam melhorias na infraestrutura da cidade para a COP30. Pontos turísticos, terminais de transporte e novos espaços públicos foram vistoriados pelos gestores que veem avanços na preparação de Belém para receber a Conferência do Clima.
Um dos focos de atenção foi com prédios públicos que podem ser adaptados para a hospedagem dos participantes. Como o Pará Terra Boa já noticiou, um dos planos é dar nova função para espaços abandonados e assim enfrentar o problema do déficit de leitos.
“Aqui em Belém vimos dois prédios públicos sem uso, um do INSS e outro da Receita Federal. Vamos lançar mão para que sejam transformados em hotéis ou apartamentos para serem financiados pela Caixa. Com isso, a gente viabiliza apartamentos de vários padrões para a população”, disse o ministro da Casa Civil Rui Costa à Agência Pará.
Durante a visita, os gestores também acompanharam os trabalhos na nova etapa do Porto Futuro, onde os antigos galpões da Companhia das Docas estão sendo reestruturados em um projeto que visa o desenvolvimento do turismo.
Outro ponto de interesse foi o Parque da Cidade, que contará com mais de 500 m² de obras construídas e 50 hectares de área paisagística. A expectativa é que o espaço possa receber algumas programações da conferência em 2025.
“O projeto é belíssimo e está acelerado. Nós teremos um espaço que vai receber a COP e vai ser um grande legado para a cidade e para a população. Todos estamos curiosos para voltar aqui, daqui alguns meses e encontrar a obra pronta”, destacou Costa.
Além disso, a comitiva esteve no Mercado do Ver-o-Peso e no Mercado de São Brás, onde as obras de revitalização já estão sendo executadas. O Complexo do Ver-o-Peso também já tem projeto de revitalização pronto e garantia de recursos de mais de R$ 65 milhões repassados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).