O Governo do Pará anunciou nesta quarta-feira, 28, um conjunto de obras nas áreas de mobilidade urbana, conectividade, saneamento, sinalização turística e melhorias tecnológicas dos equipamentos públicos da capital visando a preparação da cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
A apresentação foi feita pela vice-governadora e coordenadora do comitê da COP30, Hana Ghassan no Parque da Cidade, um dos espaços previstos para receber as programações da COP30, que será realizada em 2025. No total, sete projetos serão executados com apoio de recursos do Governo Federal. A expectativa é que mais de R$ 3 bilhões sejam investidos no estado.
Um deles é o da nova avenida Visconde de Souza Franco, mais conhecida como Doca. A ideia é a implantação de um parque linear na via, que contaria com novo paisagismo com vegetação nativa, ciclovia, quiosques, áreas destinadas à prática de esportes, parques infantis, além da dragagem e tratamento do canal, possibilitando a prevenção de alagamentos na área e a inclusão de espécies da fauna no ambiente. A requalificação da Doca deve integrar a avenida a outros espaços, como o Belém Porto Futuro e a Estação das Docas.
Também estão previstos investimentos em obras nas avenidas Almirante Tamandaré, no centro da capital, a macrodrenagem da bacia do rio Tucunduba e do bairro Mangueirão, a pavimentação de cerca de 600 ruas e a reestruturação da rua da Marinha, facilitando a interligação de seis bairros da cidade ao centro.
“É um conjunto de obras que vai melhorar a qualidade de vida da população e melhorar a nossa cidade. É importante firmar esse compromisso do planejamento para que sejam obras que depois da COP permaneçam com a nossa população”, disse a vice-governadora em coletiva à imprensa.
Além disso, Hana Ghassan pontuou que o Hangar – Centro de Convenções receberá investimentos na área de energia solar e que a feira do Barreiro, localizada no bairro da Sacramenta, será reformada, beneficiando 850 feirantes da região.
“Estamos prontos para iniciar essas obras e queremos iniciar o mais rapidamente possível”, destacou.