Belém do Pará pode ganhar um reforço de peso para resolver um problema de infraestrutura para realização da COP30, em 2005. O governo federal planeja que a estatal Itaipu Binacional destine cerca de R$ 1 bilhão provenientes da tarifa de energia custeada pelos consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste para resolver as necessidades de saneamento da capital paraense.
A notícia foi dada pelo Portal Poder 360 e confirmada pelo Valor. Não fosse o Paraguai travar o orçamento da usina para pressionar Brasil a aumentar tarifa, o anúncio já teria sido feito, com a formalização de um convênio via Novo PAC, que prevê a destinação de recursos na preparação da cidade.
A Itaipu, de sua parte, disse que é uma empresa reconhecida pelas suas ações socioambientais e de infraestrutura, e “tem sido convidada a participar de reuniões de avaliação para possíveis parcerias com o Governo Federal para a COP 30, que acontecerá em 2025, em Belém”.
As negociações para que a Itaipu Binacional enviasse recursos para Belém tiveram início no final do ano passado, segundo publicou o Valor, com a visita de uma comitiva do alto escalão da estatal à capital paraense, após solicitação feita pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já o Poder 360, afirma que a primeira-dama, Janja Janja da Silva, foi quem sugeriu Itaipu, onde ela já trabalhou, como uma opção viável para se obter os recursos necessários.