O potencial do Pará para o turismo está cada vez mais em evidência. Um exemplo disso é que em apenas três meses, 20 novos municípios foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro. Com esse avanço, o estado chega a 54 municípios contemplados na estratégia de regionalização das políticas do setor.
As novas inclusões são dos municípios de Altamira, Ananindeua, Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Bragança, Canaã dos Carajás, Castanhal, Curuçá, Dom Eliseu, Marabá, Marapanim, Medicilândia, Novo Repartimento, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Soure, Tomé-Açu, Ulianópolis e Vitória do Xingu. Outras 13 localidades foram incluídas no início do ano.
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) para definição de áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. A inclusão no Mapa demonstra que o município está estruturado em termos de gestão turística e apto a receber benefícios como melhorias em infraestrutura, promoção e capacitação.
“É uma conquista significativa. Este avanço é resultado do trabalho de gestores locais, conselheiros municipais e nossa rede de interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo. Estamos empenhados em consolidar o Pará como um destino turístico diversificado e bem estruturado, trazendo benefícios diretos às comunidades locais e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de nossas regiões, fortalecendo a gestão turística e promovendo as belezas e o potencial do nosso Estado”, destacou o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, à Agência Pará.
Com isso, todas as 14 regiões turísticas do estado estão enquadradas na estratégia de desenvolvimento regional do turismo. A partir desse registro, os gestores locais e operadores de serviços turísticos terão a oportunidade de participar de eventos técnicos para sensibilização, mobilização e capacitação dos municípios para o uso do Sismapa.