O arquipélago do Marajó e a vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do estado, aparecem na lista dos 15 destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros no ano de 2024. Os dados são da pesquisa Tendências do Turismo, que trata das projeções para o período que vai de dezembro de 2023 a março de 2024.
De acordo com o levantamento, Marajó aparece em 10º lugar no ranking, atraindo a preferência de 5% dos entrevistados. Já Alter do Chão está na 15ª posição, sendo citado por 4% dos viajantes.
Na avaliação do secretário de estado de Turismo, Eduardo Costa, o estudo demonstra o interesse crescente pelos atrativos paraenses e deve ajudar nas estratégias de divulgação e estruturação do setor.
“Tanto Alter do Chão quanto o Marajó são destinos únicos e paradisíacos que todos devem conhecer. Essa pesquisa é fundamental para que tenhamos um norte sobre o turista brasileiro, suas preferências, como busca um destino e também para construção de políticas públicas integradas de turismo. Essa análise também será um guia para as agências de viagens, para o trade turístico paraense”, declarou o titular da Setur à Agência Pará.
Ainda segundo a pesquisa, as regiões Nordeste e Sudeste têm os destinos mais procurados pelos turistas, atraindo a preferência de 42% e 41% dos turistas, respectivamente. O Norte está nos planos de apenas 5% dos entrevistados.
Apesar disso, o Pará vem despontando nesse segmento a oferta de experiências turísticas diferenciadas, como o Pará Terra Boa tem mostrado. Alguns produtos valorizam, por exemplo, as vivências, a forma de vida e a cultura das comunidades tradicionais e o contato com a natureza a partir do esporte. Recentemente, o estado alcançou 50 municípios paraenses incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro.
A expectativa é que novos incentivos para o setor venham com a realização da COP30, em Belém, que será uma oportunidade para impulsionar também negócios nas áreas da gastronomia e economia criativa.