O Governo Federal anunciou ontem as obras e projetos do Novo PAC no Pará. Com o total de recursos já alocados de R$ 38,7 bilhões, os investimentos em áreas como infraestrutura, mobilidade, energia, segurança hídrica, sustentabilidade, saúde, educação e conectividade vão ajudar o estado a se preparar para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025.
O lançamento aconteceu em evento no Theatro da Paz, na quinta-feira, 16, com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, acompanhado dos ministros das Cidades, Jader Filho; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do Turismo, Celso Sabino; e do governador do estado, Helder Barbalho.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que, ao escolher o Pará para ser a sede da COP-30, o Governo Federal está colocando o estado no centro do debate global sobre meio ambiente e sobre o desenvolvimento sustentável.
“Isso dá uma visibilidade gigantesca, Belém será apresentada ao mundo inteiro e, portanto, temos de trabalhar de forma intensa para preparar para um evento dessa dimensão”, destacou o ministro. A previsão é que Belém receba cerca de 55 mil pessoas, de vários segmentos, para o evento.
O governador Helder Barbalho lembrou que as lições aprendidas nos últimos anos fazem qualquer governador ou prefeito reconhecer que o pacote de obras do Novo PAC é o início de uma nova história.
“É uma valorização o que estamos assistindo: planejamento, obras que trarão desenvolvimento, resgate e a esperança de assistirmos projetos extraordinários saírem do papel e, claro, fortalecem a relação federativa, porque demonstram claramente que Brasília voltou a estar aberta ao diálogo”, disse.
Obras e projetos
Estão na lista do Novo PAC:
- a adequação da BR-316, de Castanhal ao Trevo de Salinópolis, em Santa Maria do Pará;
- a construção da BR-308, de Viseu a Bragança;
- a Ponte sobre o Rio Xingu, entre Altamira e Anapu; a derrocagem do Pedral do Lourenço;
- a ampliação do Hospital Universitário da UFPA;
- a implantação de 3,7 mil km de infovia e a instalação de internet banda larga em 9,7 mil escolas
- 27.161 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida,
- Retomada de 88 obras de Unidade Básica de Saúde, a conclusão de 620 obras da educação básica,
- OS programas Luz para Todos e Água para Todos, que irão beneficiar a população paraense com a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e da rede de energia elétrica para quase 200 mil famílias.