A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu no domingo, 24/04, cerca de 100 toneladas de minério ilegal, durante fiscalização no km 323 da BR-155, no município de Marabá (PA).
Durante os procedimento de fiscalização, a equipe abordou dois veículos transportando manganês. O condutor do primeiro veículo apresentou uma nota fiscal com sinais de adulteração e sem as demais documentações necessárias para o transporte. Já o condutor do segundo veículo não apresentou nenhum documento da carga de minério.
Diante dos fatos, os dois condutores foram encaminhados à Polícia Federal de Marabá (PA) junto à carga e os veículos transportadores para a realização dos procedimentos cabíveis.
Segundo dados do Ministério da Economia, a maior parte do minério apreendido no sudeste do Estado, segue para a China. Atualmente, os municípios de Marabá (PA), Pacajá (PA), Curionópolis (PA) e Parauapebas (PA) são o epicentro deste mercado clandestino.
Como funciona o esquema?
Com o uso de notas fiscais frias, empresas omitem os verdadeiros locais de onde retiram milhares de toneladas do minério, promovendo saques em unidades de conservação florestal, terras indígenas e até áreas de concessões privadas. Esse esquema ilegal já foi retratado aqui pelo Pará Terra Boa.
Fonte: Polícia Rodoviária Federal
LEIA TAMBÉM:
Sudoeste paraense abriga esquema clandestino de exploração ilegal de manganês
Operação da PF tenta combater extração ilegal de ouro e manganês