Estão abertas as inscrições do Prêmio Elos da Amazônia 2021 – Edição Açaí até o dia 29 de agosto. Trata-se de um evento nacional que fará uma premiação no valor de R$ 30 mil, distribuída para 4 tecnologias inovadoras e/ou disruptivas, que se proponham a solucionar desafios nos elos de cadeias produtivas da Amazônia. As diretrizes do prêmio têm como premissa: sustentabilidade, equilíbrio ambiental, justiça social e viabilidade econômica.
O prêmio é uma realização do Instituto De Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Programa Prioridade de Bioeconomia (PPBio) e Impact Hub Manaus, com o apoio da rede Uma Concertação pela Amazônia.
Inscrições
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no site https://www.elosdaamazonia.org.br até o dia 29 de agosto de 2021. Você receberá um e-mail comprovando o recebimento de sua inscrição. Só serão aceitas as inscrições que preencham por completo o formulário de inscrição. Não serão avaliados materiais extras que não sejam os definidos no sistema de inscrição online.
As despesas referentes à elaboração e ao envio do formulário preenchido e quaisquer outras despesas necessárias para a participação no prêmio correrão por conta dos próprios inscritos. No ato da inscrição, deve ser selecionada a linha de solução a qual a tecnologia proposta se relaciona.
Justificativa
O açaí é um dos frutos mais conhecidos e tradicionais da Amazônia. Com propriedades funcionais elevadas e fonte de inúmeros nutrientes e fibras, ficou mundialmente famoso.
Porém, mesmo com todos estes potenciais, o açaí vem enfrentando há anos desafios básicos relacionados aos elos de sua cadeia produtiva, que incluem: práticas de extrativismo e colheita, logística, transporte e armazenagem, embalagem, energia renovável, tratamento de resíduos, pré-beneficiamento, industrialização, gestão, comercialização, entre outros.
Podem concorrer
Pessoas físicas
- Jovens ou adultos acima de 18 anos, brasileiro(a), que faça parte ou não de instituições de ensino e/ou pesquisa.
- Membros ou não de associações comunitárias, cooperativas, OSCs (antigas ONGs), startups, negócios de impacto, universidades, escolas técnicas, institutos de pesquisa, institutos de ciência e tecnologia.
Pessoas jurídicas
- Associações ou cooperativas comunitárias, OSCs (antigas ONGs), startups, negócios de impacto, universidades, escolas técnicas, institutos de pesquisa, institutos de ciência e tecnologia que estejam formalizadas e com CNPJ ativo.
Conceito
A premiação entende por tecnologias inovadoras e disruptivas novas metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos ou mesmo uma nova aplicação para metodologias, técnicas, sistemas, equipamentos ou processos já existentes. As propostas devem ser economicamente viáveis, ambientalmente equilibradas e socialmente inclusivas. As tecnologias podem estar em fase de modelos teóricos, fase de protótipos criados ou em fase de validação de mercado.
Linhas de produção
Ao submeter sua inscrição, sua tecnologia deverá propor uma solução para uma dessas linhas de solução. Portanto, uma dessas linhas deverá ser selecionada no momento da sua inscrição. Apresentamos também perguntas norteadoras que podem lhe guiar para entender em qual linha sua tecnologia melhor se aplica.
Tecnologia para a produção
Qual a solução tecnológica para colheita, transporte e conservação da qualidade do fruto no campo/área rural/floresta?
Agregação de valor
Qual biotecnologia pode criar novos produtos para o açaí (todas as partes da fruta) consorciado com a produção de açaí para alimentos?
Gestão/Relacionamento com mercado
Qual tecnologia permite melhorar a relação do produtor/extrativista (individual ou coletivo) com o próximo elo de comercialização (contratos, bancarização, relação cooperativa-cooperado e outros)?