O Pará Terra Boa ouviu a Bradesco Seguros sobre o recente aumento em vendas de seguros no Pará. A seguradora afirma ter registrado um crescimento de 39% em vendas de seguros para equipamentos agrícolas no Estado no 1º semestre de 2022, no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Em alta, o segmento fechou o semestre da seguradora com um volume superior a 20 mil itens segurados – no total – e prêmio na ordem de R$ 110 milhões, o que representa um crescimento de cerca de 57% em relação mesmo período de 2021.
As regiões Norte, Centro-Oeste e Sul responderam por quase 70% das vendas do segmento na seguradora, o que acompanha o mapa da cultura de grãos no país. A expectativa da empresa é fechar o ano de 2022 com um crescimento de 30% em relação ao ano de 2021.
Esse resultado também é reflexo do aumento das vendas de máquinas agrícolas: houve um crescimento de 35,1% em abril deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A que se deve esse crescimento?
O mercado de equipamentos agrícolas está aquecido. Segundo a Fenabrave, houve um crescimento de 35,1% nas vendas de máquinas agrícolas em abril deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Com esse avanço, cresce, por consequência, a percepção da necessidade de proteção para os equipamentos.
Quais são as coberturas?
O que o Estado do Pará representa nas vendas?
Somente no Estado do Pará, a seguradora registrou um crescimento de 39% em vendas de seguros para equipamentos agrícolas no 1º semestre de 2022, no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Que tipo de documentação é exigida na hora de fechar o negócio?
Para fechar o negócio, não há necessidade de avaliação ou documentação, visto que o seguro é feito para o equipamento, e não para a cultura.
Quais são as máquinas compradas/asseguradas?
Entre os principais equipamentos que compõem o portfólio de itens segurados do segmento agrícola estão tratores agrícolas, colheitadeiras de grãos, plataformas de corte e pulverizadores agrícolas.
Qual o perfil desse comprador?
Produtores rurais com equipamentos agrícolas de uso pessoal ou profissional, de vários tipos e portes, financiados ou não.