Em tempo de festas natalinas e de fim de ano, o famoso doce Monteiro Lopes pode ser um ótimo acompanhante de encontros familiares e de amigos, ou até mesmo servir de presente, se ganhar uma bela embalagem .
De duas cores, com um lado mais claro e outro de chocolate polvilhado com açúcar, o biscoito derrete na boca. Há quem diga que ele nasceu em Belém, mas existe indícios que ele tem parentes próximos brasileitos e até portugueses.
Em homenagem a esse doce queridinho dos paraenses, o Pará Terra Boa separou algumas curiosidades sobre ele. Confira!
A união de famílias inimigas
De acordo com a historiadora da alimentação e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Sidiana Macêdo, um dos folclores em torno da origem do Monteiro Lopes se refere à rivalidade entre dois padeiros, Manoel Monteiro e Antônio Lopes, que trabalhavam no entorno do Ver-o-Peso.
Diz a lenda que um padeiro fazia o biscoito com chocolate e o outro, branco. E, após seus filhos se apaixonarem e se resolverem se casar, eles teriam unido os biscoitos, deixaram de ser concorrentes e o batizaram de Monteiro Lopes em alusão aos sobrenomes das famílias.
Primos maranhenses e portugueses
Em Portugal, na região de Estremadura, há um biscoito tradicional semelhante, cujo nome é Areias, com trigo, açúcar, manteiga ou banha. Lá, ele é polvilhado com açúcar e canela e o formato é redondo.
No Maranhão, também existe um biscoito denominado de Monteiro Lopes, cujos ingredientes e preparo se assemelham ao paraense.
Delícia que inspirou filme
O doce é tão marcante para o paraense que sua história virou tema de um curta-metragem. Escrito e dirigido por Bianca D’Aquino, o filme baseia-se na história do famoso biscoito da cidade de Belém para narrar a história de Mariana Lopes e Júlia Monteiro.
Deu vontade?
- 200g de farinha de trigo
- 100g de manteiga
Modo de preparo
- Misturar tudo até formar uma massa homogênea;
- Modelar os biscoitos e levar ao forno pré aquecido por mais ou menos 15 minutos
Cobertura
- 4 colheres de chocolate em pó;
- 2 colheres de água;
- Banhar a metade do biscoito e passar no açúcar.
- Rendimento: Cerca de 40 unidades