Em reconhecimento à importância religiosa e cultural do Círio de Nazaré, este ano a capital paraense recebe, em sua 12ª edição, a “Varanda de Nazaré”, celebração paralela que homenageia a maior festividade católica do Estado. A iniciativa é realizada pela cantora Fafá de Belém e parceiros, entre eles o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
No próximo domingo, 9/10, o paraense participa de mais um Círio, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19. O cenário é de muita devoção e alegria. A festa religiosa faz parte da ancestralidade mantida pelo povo da Amazônia durante séculos.
“Estamos felizes em apoiar a ‘Varanda’ como parte da programação cultural na volta do Círio e colaborar para o benefício de todos os profissionais da cultura que atuam durante a festa”, disse o secretário estadual de Cultura, Bruno Chagas.
A Varanda de Nazaré foi criada em 2011 por Fafá de Belém, uma das maiores embaixadoras da cultura paraense. Sua missão: levar a todos os brasileiros a real dimensão do Círio de Nazaré, um dos mais belos rituais de fé da história da humanidade.
Todos os anos, em outubro, Fafá leva convidados de múltiplos olhares – fotógrafos, artistas, cineastas, jornalistas, escritores, arquitetos – para uma imersão no universo do Círio. Ao lado de convidados paraenses de Fafá e dos próprios fiéis, o grupo participa de uma programação especialmente desenhada para vivenciar seus rituais e conhecer seus símbolos, mergulhando na profunda atmosfera de fé e devoção que toma conta das ruas de Belém.
Veja aqui a programação.