O clima de fé e emoção já toma conta dos paraenses com o início das procissões do Círio 2023. A primeira romaria em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré ocorreu na noite desta quarta-feira (4), com o traslado dos carros dos milagres onde são depositados os ex-votos dos promesseiros. Ao longo de duas semanas outras 13 procissões serão realizadas.
A maratona inicia nesta sexta-feira, 6, às 8h, com o traslado da imagem peregrina para os municípios de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Essa é a romaria com maior duração e também maior extensão. No total, serão 53 km percorridos em aproximadamente 10 horas. Durante a procissão milhares de devotos terão a oportunidade de ver a imagem com o novo manto, que será apresentado ao público nesta quinta-feira, 5, em missa na Basílica Santuário.
No sábado, 7, o Círio 2023 contará com quatro procissões. A primeira é a Romaria Rodoviária, que transporta a imagem da Igreja Matriz de Ananindeua até à orla do distrito de Icoaraci. Cerca de 350 mil pessoas são esperadas no percurso de 24km. A celebração tem início previsto para as 5h30.
Em seguida, por volta das 9h, ocorre o Círio Fluvial. Este é um dos momentos mais emblemáticos da festa, já que a imagem da Virgem é conduzida pelas águas da Baia do Guajará em um trajeto de 18,5 km. Ao longo do caminho entre o trapiche de Icoaraci até a Estação das Docas, no centro de Belém, Nossa Senhora de Nazaré é acompanhada por 50 mil pessoas e 400 embarcações.
Após a chegada na escadinha do cais do porto, tem início a motoromaria. O percurso é mais curto, com cerca de 2,5 km, mas ainda assim cheio de emoção e homenagens por parte dos motociclistas, que conduzem a imagem até o Colégio Gentil Biitencourt.
Ainda no sábado, por volta das 17h30, sai a Trasladação, em que a imagem peregrina e os fieis fazem o percurso inverso da Grande Procissão, com os mesmos 3,7 km. A caminhada entra pela noite e é geralmente acompanhada a luz de velas pelos promesseiros. A expectativa é que mais de 1,5 milhão de pessoas participem dessa romaria.
Por fim, no domingo, 8, será realizado o Círio propriamente dito. Em sua 231ª edição, a procissão deve demonstrar mais uma vez a força da fé e a importância da religiosidade para os paraenses, que elevaram o evento ao status Patrimônio Imaterial da Humanidade.
“Nossa expectativa é superar o público do ano passado e com certeza ultrapassar os dois milhões de devotos, reunidos em um único momento, em oração pelas ruas da cidade. Isso você não vivencia em nenhum outro lugar do mundo, só aqui”, afirma coordenador do Círio 2023, Antônio Salame.
As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré prosseguem durante a quadra nazarena, que encerra em 23 de outubro. Confira o calendário das procissões do Círio 2023:
- Traslado para Ananindeua e Marituba – 6 de outubro, às 8h, com saída da Basílica Santuário de Nazaré
- Romaria Rodoviária – 7 de outubro, às 5h30, com saída da Igreja Matriz de Ananindeua
- Romaria Fluvial – 7 de outubro, às 9h, com saída do trapiche de Icoaraci
- Motoromaria – 7 de outubro, às 11h30, com saída da escadinha do cais do porto (Praça Pedro Teixeira)
- Trasladação – 7 de outubro, às 17h30, com saída do Colégio Gentil Bittencourt
- Grande Procissão do Círio de Nazaré 2023 – 8 de outubro, às 7h, com saída da Catedral da Sé
- Ciclo Romaria – 14 de outubro, às 8h, com saída da Praça Santuário de Nazaré
- Romaria da Juventude – 14 de outubro, às 16h, com saída da Paróquia São João Paulo II
- Romaria das Crianças – 15 de outubro, às 8h, com saída da Praça Santuário de Nazaré
- Romaria dos Corredores – 21 de outubro, às 5h30, com saída da Praça Santuário
- Romaria da Acessibilidade – 21 de outubro, às 8h, com saída da Praça Santuário de Nazaré
- Procissão da Festa – 22 de outubro, às 8h, com saída da Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria
- Recírio – 23 de outubro, às 7h30, com saída da Praça Santuário