Um agricultor familiar, que trabalha com produtos artesanais, recebeu o Certificado e Registro Artesanal de produtor de farinha, tornando-se a primeira agroindústria certificada em Mocajuba, no nordeste paraense.
Com essa certificação, o proprietário da “Farinha Deliciosa” agora tem permissão para comercializar seus produtos para outros municípios no estado do Pará, o que amplia o mercado e contribui para o desenvolvimento e valorização da agricultura familiar. é o resultado de décadas de trabalho rural realizado pela família, que se dedica ao cultivo de mandioca.
“Depois de muito sacrifício, conseguimos a certificação, legalizamos nossa produção, e com isso vamos ter muito mais sucesso, ampliar o mercado, expandir a produção. Além da farinha, temos outros produtos como o tucupi, a goma, maniva, vamos também legalizar para aumentar as vendas”, concluiu o produtor e proprietário da casa de farinha, Assis de Souza.
A certificação da casa de farinha “Farinha Deliciosa” foi concedida pela Diretoria de Defesa e Inspeção Vegetal, seguindo os critérios de produção artesanal e industrial sanitários estabelecidos pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Os fiscais estaduais agropecuários da Gerência Regional de Mocajuba desempenharam um papel fundamental na fiscalização, visitas técnicas e orientações necessárias para a obtenção do certificado.
Além de conceder certificações, a Adepará realiza ações de fiscalização, vigilância, inspeção, classificação e identificação de produtos de origem vegetal em todo o estado. Essas medidas têm como objetivo garantir a qualidade dos alimentos e a saúde dos consumidores.
Atualmente, existem 48 estabelecimentos de produção artesanal certificados pela agência em todo o estado do Pará.