A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, entregou, na quinta-feira, 9, os primeiros exemplares da obra “Histórias Feitas de Chão, Contos que o Povo Conta”, do cordelista e poeta Adalto Monteiro, de Santa Maria do Pará. A entrega foi feita durante a visita do autor, do deputado Carlos Bordalo e da vereadora Kate Monteiro, responsáveis por apresentar o escritor para a Ioepa.
O livro é resultado dos mais de 50 anos de escrita do autor que começou registrando as histórias que seus pais, avós e bisavós contavam. A partir dessas histórias, passou também a criar contos e literatura de cordel. Seu trabalho já soma quase 600 obras desse gênero literário, sendo este livro o primeiro a ser publicado.
“Eu acho que o Brasil precisa resgatar essas histórias que hoje ninguém sabe mais contar. Essas histórias precisam ser resgatadas para servir para as gerações futuras e para as escolas”, pontuou o poeta cordelista. Nas suas 112 páginas, “Histórias feitas de chão, contos que o povo conta” possui 83 produções, entre poemas, contos e cordéis, abordando variados temas.
Para o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, a Editora Pública Dalcídio Jurandir enriquece seu acervo com mais uma produção paraense, de um autor que nasceu e vive no interior, buscando recuperar as memórias e conhecimentos dessas regiões.
“A entrega desse livro representa, primeiro, a valorização de um poeta popular, de um cordelista. A segunda, a ideia de ter um governo presente em todo estado do Pará que é uma ideia do governador Helder Barbalho. Então, é mais um livro do interior do nosso estado, valorizando a construção da nossa política de livro, de ser uma política que valorize os autores locais e que olhe o estado como um todo”.
Fonte: Agência Pará