Nesta segunda-feira, 23, os paraenses mais uma vez saíram às ruas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Logo cedo, a imagem original deda padroeira subiu ao Glória. Depois, milhares de devotos participaram da missa campal do Recírio na Praça Santuário, em Belém, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Em seguida, os fieis saíram em procissão em um trajeto de 800 metros até a Capela do Colégio Gentil Bittencourt, encerrando a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré 2023. Ao todo, foram 15 procissões oficiais, incluindo a do Recírio, a última delas
De acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese) e a diretoria da festa Nazaré, a procissão reuniu cerca de 50 mil pessoas.
Depois de conduzida até a do Colégio Gentil Bittencour, a imagem volta para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano todo. Em 2024 o tema do Círio será “Perseverar na oração com Maria mãe de Jesus”.
Círio em números
A diretoria do Círio revelou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 23, números significativos do público que compareceu às procissões, os atendimentos realizados, além de como a economia foi afetada diretamente.
- A principal procissão do Círio 2023, no domingo, 8, levou em torno de 2 milhões de fiéis
- A capital recebeu cerca de 80 mil turistas
- A festa movimentou mais de 1 bilhão de reais na economia local